Prefeitura de Piraí do Sul informa mudanças na entrega do IPTU a partir de 2024
COM ASSESSORIAS – A secretaria de Finanças de Piraí do Sul anunciou nesta quarta-feira, dia 26, a mudança no processo de entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que a partir do próximo ano não terá mais a distribuição física dos carnês.
De acordo com a secretaria, os carnês do IPTU 2023 começaram a ser entregues hoje (27) nos endereços dos contribuintes. Além da entrega domiciliar, os contribuintes contam ainda com uma opção mais rápida e prática para a emissão dos carnês através do Portal do Contribuinte, onde os boletos do IPTU são gerados de forma mais ágil e que pode auxiliar evitando possíveis atrasos e transtornos no pagamento.
Ainda segundo a prefeitura, essa mudança tem como objetivo agilizar o processo e torná-lo mais eficiente para os contribuintes, facilitando o pagamento do imposto. A partir de 2024, a responsabilidade de obter os boletos será dos próprios contribuintes, que poderão acessar o portal a qualquer momento para emitir o documento.
“Ao adotarmos essa medida, buscamos modernizar o processo de emissão do IPTU e garantir maior comodidade aos munícipes. Além disso, essa iniciativa contribui para a redução do uso de papel, alinhando-se com a preocupação ambiental”, afirma o secretário de Finanças, Vinícius André Brizola de Oliveira.
“É importante ressaltar que a entrega será mantida somente para o IPTU 2023. A partir do ano que vem essa modalidade não estará mais disponível, e todos os contribuintes deverão acessar o Portal do Contribuinte para obter o boleto do imposto”, esclarece.
Informações
Em caso de dúvidas ou dificuldades no processo de emissão dos boletos, a secretaria de Finanças orienta os contribuintes a procurarem o departamento de tributação, que estará disponível para prestar o devido suporte e esclarecer qualquer questão relacionada ao IPTU.