Correio dos Campos

Empresa de PG insere mulheres no mercado de trabalho da saúde e cresce no Brasil

Instituição de educação profissional em auxiliar de saúde bucal completou dez anos formando mais de 60 mil estudantes
7 de maio de 2024 às 14:15
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Quando a diretora executiva do Curso ASB, Daiane Costa Moreira, conta a trajetória da empresa, inevitavelmente se emociona, como ela própria confessa. Não é para menos. A instituição tem crescido: em dez anos, já formou 40 mil estudantes, quase todas mulheres. Mas, por trás dos indicadores estão histórias que, de fato, impactam.

Daiane costuma citar o caso de uma aluna que trabalhava em uma lavoura de batatas – não por opção. Era falta de oportunidade mesmo. Conheceu o Curso ASB, uma escola que forma auxiliares de saúde bucal, na modalidade ensino à distância. Para a jovem, moradora da zona rural e que não tinha condições de se locomover à cidade, era a modalidade ideal.

A diretora executiva do Curso ASB relembra: “Depois que a menina ingressou no curso, com a formação de auxiliar em saúde bucal, logo conseguiu colocação no mercado de trabalho. Conversando comigo, ela dizia se sentir empoderada. Conseguiu um emprego de que gostava, protegida do sol e da chuva. Foi libertador para a jovem. Histórias como a dessa menina são comuns aqui no Curso ASB”.

Quando a empresa foi concebida, em 2010, o EaD era pouco comum, em especial na área de saúde. Foram dois anos de preparo, até que em 2013 a instituição passou a funcionar. A opção pelo EaD se mostrou acertada.

Culturalmente uma função – auxiliar em saúde bucal – em que o interesse é maior de parte das mulheres, além da democratização do ensino, o Curso ASB se configurou em um meio de promoção de equidade de oportunidades. De união entre as jovens.

A diretora executiva relembra o episódio em que uma aluna passou a se ausentar das aulas; a turma descobriu que a jovem estava em tratamento de câncer e se mobilizou para dar amparo, envolvendo também as funcionárias do Curso ASB. “Ter partido delas toda aquela ação me fez pensar: estamos no caminho certo. Está dando certo aqui dentro, na escola, e lá fora, com as estudantes.”

Tanto esse caso como o da lavradora de batatas relatados por Daiane são emblemáticos, mas a construção de carreira da diretora executiva não deixa de ser também um outro bom exemplo desse papel inclusivo da empresa. Aliás, o histórico familiar de Daiane é marcado por gerações em que mulheres tiveram de assumir boa parte das vezes sozinhas a condução de suas vidas e filhos. “Minha mãe ficou viúva nova, aos 27 anos, comigo e minha irmã – duas crianças – para criar.”

Com a criação do Curso ASB, Daiane foi a primeira funcionária, chegando à empresa depois de passar por alguns empregos. Foi indicação da irmã, Bruna, que já tinha trabalhado com os sócios-fundadores do Curso ASB, Antônio Carlos Sá, e Regiane Brigola de Oliveira, diretora de educação da instituição. Ingressou com toda credibilidade e confiança, e não desperdiçou a oportunidade.

Consolidou-se na empresa, ascendeu, até ser convidada a se tornar sócia e diretora executiva. “Antônio e Regiane sempre confiaram em mim, me deram liberdade. E eu soube aproveitar essa oportunidade. Cresci, amadureci, me tornei uma pessoa melhor”, narra Daiana, com emoção.

A transferência de parte da empresa para a diretora executiva foi um processo natural. Daiane já era a líder que fazia o negócio seguir adiante. Além dos sócios-fundadores Antônio e Regiane, e o da sócia e diretora executiva Daiane, compõe o corpo gestor do Curso ASB o empresário Celso Finck.

ORIGEM

O Curso ASB que Antônio e Regiane criaram nasceu de uma oportunidade de mercado percebida por ambos. Regiane explica que, em 2008, com a lei federal 11.889, as profissões de técnico em saúde bucal e auxiliar em saúde bucal foram regulamentadas, estabelecendo a obrigatoriedade de formação. Só de auxiliares, era público de pelo menos 200 mil pessoas em todo o país já atuando, mas que precisariam fazer um curso. Isso sem contar novos interessados em ingressar na área.

Em mais de dez anos de formada a primeira turma, o trabalho até aqui enche os gestores de orgulho. Tanto pelas oportunidades que plantaram nas alunas formadas, como pelo engajamento demonstrado pelo quadro de colaboradoras, que se empenham em fornecer toda assistência necessária às estudantes. “Faz parte da história e cultura da empresa: fazer prosperar como instituição, como profissional e ser humano”, ressalta Daiane.

Dados do Curso ASB

Fundação: 2010

Início das atividades: 2013

Sede: Ponta Grossa (PR)

Formação oferecida: auxiliar em saúde bucal, na modalidade EaD

Colaboradores: 38