Correio dos Campos

Caminhada reúne mais de 400 participantes

18 de setembro de 2018 às 17:41
(Imagens: Divulgação)

IMPRENSA/Castro – A 4ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Terra Nova – Castro, realizada no último domingo (16) contou com 416 participantes, vindos de Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Arapoti, Assis, Pirai do Sul, Palmeira, Irati, Carambeí, Ivaí, Araucária e Castro, que desde cedo movimentaram a Colônia Alemã de Terra Nova.

A programação contou com café da manhã, boas vindas por parte dos moradores e organizadores, apresentação do Grupo Folclórico Sonnenstrahl, alongamento, orientações finais e a caminhada. Os caminhantes conheceram estradas, lavouras e trilhas preservadas e usadas pelos habitantes da colônia que fundada 1933, cuja cultura é mantida pelos moradores.

Os participantes fizeram trajetos de 10 e 15 quilômetros. No caminho havia paradas para hidratação e orientação. Carros, moto e ambulância ficaram em pontos estratégicos para prestar apoio. Ao final da caminhada, os participantes foram agraciados por um almoço típico e também por bolos e tortas saborosas.

O assessor de projetos especiais da Diretoria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro, Juliano José Roberto, destacou que o circuito Terra Nova, chegou a sua quarta edição colecionando mais que números de participantes e receitas para ajudar as entidades envolvidas. “A caminhada trouxe para Colônia Terra Nova e para Castro o reconhecimento do trabalho de um povo, que superou as dificuldades, soube conservar uma rica cultura e cuidaram tão bem dos recursos existentes que hoje centenas de pessoas tem o prazer caminhar por esses locais e admirar a natureza, as casas dos primeiros colonos, propriedades agrícolas e claro a gastronomia”, disse.

O diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Guto Beck, disse que o evento, mais uma vez, foi um sucesso. “Ficamos felizes em ver a população castrense e da região em um evento que valoriza nossos pontos turísticos, nossa natureza e nossa história, além de contribuir para uma vida mais saudável. Esperamos que nas próximas caminhadas, mais pessoas venham conosco”, finalizou.