Correio dos Campos

Castro terá lei para incentivo à promoção de grandes eventos

Prefeitura trabalha na elaboração de proposta que prevê incentivos fiscais para realização de feiras e outros eventos de grande porte
7 de maio de 2025 às 09:38
(Imagens: Divulgação/Daniel Calvo) Direção do Agroleite, da Cooperativa Castrolanda, aprovou a proposta em reunião com o prefeito nesta semana

COM ASSESSORIAS – Uma lei que facilita a realização de grandes eventos no município com incentivos fiscais deve fomentar o turismo de negócios em Castro. A proposta está sendo elaborada desde o início do ano pela Procuradoria do Município em parceria com as secretarias de Fazenda; de Desenvolvimento Urbano, e da Cultura, Indústria, Comércio e Turismo. Nesta semana, foi apresentada aos dirigentes do Agroleite, maior feira da América Latina voltada à cadeia leiteira, que acontece na cidade sempre no mês de agosto.

Segundo Gustavo Viganó, gerente da feira, a nova legislação reduz o custo da organização e ajuda a impulsionar ainda mais o evento. “Esse benefício traz um retorno muito importante para que a gente possa colocar esse recurso de forma mais estratégica e de modo que retorne de fato em benefício ao município. Hoje a gente percebe uma conexão muito grande entre a instituição privada e a instituição pública e isso sem dúvida nenhuma traz resultados positivos”, avalia o gerente, acrescentando que, como contrapartida, a Cooperativa realiza melhorias no Parque Municipal de Exposições Olegário de Macedo, ao lado da Cidade do Leite, onde acontece a feira.

O prefeito Reinaldo Cardoso destaca que ao apoiar eventos como o Agroleite e ainda atrair outras promoções durante o restante do ano, o Município amplia suas receitas com a movimentação dos turistas que vêm à cidade. “Trazem um rendimento indireto muito grande: financeiro, econômico, cultural e turístico. Era um pedido antigo da Cooperativa Castrolanda e nós estamos atendendo, dentro do que a legislação permite, para que haja redução da tributação sobre grandes eventos em Castro. Todo o dinheiro que entra nos eventos, o que é consumido aqui, gera imposto. Então o retorno é muito maior”, afirma. “Nós estamos aumentando salários e baixando impostos, que é o que o país tem que fazer”, conclui Doutor Reinaldo.

Segundo Tania Ajuz Issa, procuradora geral do Município, a proposta também vai incentivar a realização de outros eventos populares, inclusive dentro da estrutura da Cidade do Leite. “Nós estamos montando essa lei para que a gente possa enfim trazer mais eventos de grande monta”, indica. Após concluído pelo Executivo, o Projeto de Lei passará por votação na Câmara de Vereadores.

O secretário municipal de Fazenda José Marioli Simão conta que ao receber a demanda, pediu uma análise criteriosa à Comissão de Assuntos Fazendários, formada por auditores fiscais e outros funcionários públicos ligados à tributação. “E uma nova interpretação nos deu a possibilidade de atender uma demanda antiga da Cooperativa e hoje nós celebramos essa parceria em Castro”, finaliza.