Correio dos Campos

Sexta divertida: Crianças aprendem música brincando no “Festivalzinho”

11 de julho de 2025 às 10:54
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – ‘Gincana Musical’ e ‘Cantoria e Diversão’ movimentam o ‘Festivalzinho para Crianças’ nesta sexta-feira. O evento está inserido na programação do Festival de Recitais do Conservatório de Música Maestro Paulino. A programação acontece em dois momentos, no período da manhã e à noite. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. As atividades iniciaram ontem à noite, no auditório B do Ópera, com o lançamento oficial da Orquestra de Cordas, formada por alunos do Ensino Fundamental do Departamento de Cordas.

Hoje, a Gincana Musical terá duas sessões: às 10h e às 14h. A atividade, voltada inicialmente aos alunos da instituição, também estará aberta ao público externo, com ingressos mediante a troca de uma caixa de chocolates ou um item de material de limpeza, em ação solidária. Com foco em proporcionar experiências lúdicas e educativas, a gincana combina música, jogos e brincadeiras interativas, que promovem o ensino musical de canto de forma leve e divertida. Para os professores Rafael de Jesus e Taline Cecílio, a expectativa é de muita alegria. As atividades foram pensadas para serem animadas, com bastante movimento e interação. As crianças vão aprender e se divertir ao mesmo tempo, conforme destacam.

As gincanas estão previstas para acontecer ao ar livre, aproveitando os espaços externos do Conservatório, com acompanhamento de toda a equipe pedagógica, garantindo a segurança e o cuidado com cada participante.

Recital “Cantoria e Diversão”

Ainda hoje, às 19 horas, o auditório do Conservatório Maestro Paulino será palco do recital “Cantoria e Diversão”. Com um repertório majoritariamente brasileiro, o recital traz canções que marcaram gerações, como “Ciranda da Bailarina” e “João e Maria”, de Chico Buarque, entre outras pérolas da música tradicional. As apresentações serão feitas de forma lúdica e descontraída, promovendo a conexão direta com o público infantil, mas também encantando pais e familiares. O professor João Luiz Gomes acredita que esse tipo de atividade exige ainda mais dedicação por parte dos alunos. “O público infantil é exigente e merece todo o nosso respeito. Por isso, os alunos estão se preparando com muito cuidado e carinho para entregar um espetáculo digno das crianças”, afirma.

O diretor do Conservatório, Eziquiel Ramos, destaca o poder da música como ferramenta de sensibilização e fortalecimento da identidade cultural das crianças. “Concertos como esse podem despertar sentimentos de pertencimento e ampliar o repertório musical das crianças. Além disso, promovem o interesse pelo Conservatório como um espaço de aprendizado e acolhimento artístico”, observa.