Correio dos Campos

Passos comemora transparência na divulgação de medicamentos

Câmara recusou proposta do Executivo que retiraria obrigatoriedade de fixar, nos postos de saúde, lista dos medicamentos gratuitos disponíveis
25 de fevereiro de 2019 às 19:57
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – A Câmara de Ponta Grossa recusou nesta segunda-feira (25) uma proposta do Poder Executivo de retirar a obrigatoriedade de disponibilizar listas com todos os medicamentos gratuitos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O projeto de lei 167/2018 alteraria uma lei criada em 2017 (nº 12.784/17) com o objetivo de trazer transparência e agilidade nos postos.

Autor da emenda da lei original que obrigou a divulgação, Felipe Passos (PSDB) comemorou a decisão dos vereadores. “É uma proposta que não traz nenhuma despesa para a Prefeitura e somente dá publicidade a uma lista que já é realizada diariamente pelos farmacêuticos das unidades de Saúde”, afirmou Passos. A proposta do Executivo pretendia manter a divulgação somente através do site da Prefeitura.

“Muitas pessoas seriam prejudicadas, principalmente os idosos que não possuem facilidade com o meio digital. Com a lista disponível nos locais, a população não precisa esperar horas na fila para saber se o remédio está disponível ou não”, explicou.

Na sessão, os vereadores acataram o parecer contrário da Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS) em relação ao projeto de lei do poder Executivo. Com isso, a proposta acabou arquivada.