Correio dos Campos

Clube Hípico de Ponta Grossa realiza 1ª Copa Efapi de Hipismo

Esporte retorna ao quadro de competições na 40ª EFAPI neste domingo (16)
15 de setembro de 2018 às 16:00
Manoella Guimarães, presidente do CHPG, ao lado de Raphael Corrêa, instrutor responsável do Clube Hípico. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Aos poucos, o Clube Hípico de Ponta Grossa (CHPG) vem resgatando a prática do hipismo na cidade, voltando a conquistar espaço no cenário esportivo da região. A oportunidade de retomada vem junto com as programações da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), organizada pela Sociedade Rural dos Campos Gerais.

No próximo domingo, a partir das 9 horas, a pista do Parque de Exposições receberá atletas amadores e profissionais na 1ª Copa Efapi CHPG de Hipismo. Durante toda a manhã serão realizadas sete provas na modalidade de salto, com obstáculos em formato de “x” e outros que variam entre 0,60 e 1,10 metros de altura. “A feira está sendo uma ótima oportunidade para demonstrar as nossas atividades para a população, já que o Clube Hípico de Ponta Grossa tem menos de um ano de atuação com foco principal na equitação de base, que nada mais é do que a introdução para a prática do hipismo como esporte”, explica a presidente do CHPG, Manoella Guimarães. A competição irá premiar os vencedores com troféus aos três primeiros colocados de cada categoria, todos os participantes receberão medalhas e/ou escarapelas. As medalhas irão do 1º ao 6º colocados.

O instrutor responsável do Clube Hípico de Ponta Grossa, Raphael Corrêa, revela que a atuação do Clube em Ponta Grossa tem o objetivo de resgatar o esporte na região, retomando a organização de provas e a participação de atletas e animais em circuitos fora da cidade. “Nada melhor do que a Efapi para divulgar os esportes equestres de maneira geral e a tradição que Ponta Grossa possui na criação e manejo de cavalos. Temos muitos adeptos na região e a prova de domingo vai dar a largada para um novo momento no hipismo que queremos propor para a cidade”, argumenta.

Outras atrações equestres

Todas provas poderão ser contempladas pelo público gratuitamente. Além disso, na sede do CHPG que fica anexa ao Parque de Exposições do Centro de Eventos (em frente ao pavilhão dos equinos), haverá outras programações. Todas as baias poderão ser visitadas com o acompanhamento de instrutores. Eles estarão em contato direto com o público realizando explicações técnicas dos animais e contando sobre as principais curiosidades dos cavalos. Ao lado, na pista kids, haverá passeios a cavalo para crianças com todo o suporte da equipe de professores e instrutores que fazem parte do quadro de colaboradores do CHPG.