Correio dos Campos

Ricardo Zampieri quer ampliar segurança nas UBS de PG

Vereador do PSL é autor de projeto que obriga o município a instalar câmeras de monitoramento para combater vandalismo e furtos
22 de agosto de 2018 às 18:22
Foto: Kauter Prado/CMPG

COM ASSESSORIAS – O vereador Ricardo Zampieri (PSL) quer reforçar a segurança nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa. O parlamentar é autor do projeto de lei (PL xx/2018) que foi protocolado na Câmara Municipal (CMPG) e trata da instalação de câmeras de monitoramento nas UBS. Na visão do parlamentar, o mecanismo auxiliaria no combate à série de casos de vandalismo, furtos e assaltos registrados nas Unidades.

Ricardo Zampieri ressalta que apenas em 2018 foram oito UBS alvo de vandalismo e ações semelhantes em Ponta Grossa, gerando um gasto de R$ 300 mil em reparos, consertos e reposições. “O investimento com câmeras seria bem menor que isso e pode diminuir, ou até mesmo zerar isso, a curto prazo. O vandalismo traz prejuízo não só financeiro, mas também no cotidiano da população”, destacou o vereador do PSL.

O texto sugerido por Ricardo ressalta que a medida visa coibir casos de vandalismo, depredação, roubos, furtos e afins que tem se tornado constantes em nível municipal. O projeto do parlamentar do PSL destaca que as câmeras deverão ser posicionadas para captar imagens internas e externas, mas sempre preservando a privacidade dos pacientes – ou seja, os equipamentos vão filmar áreas comuns.

Ricardo quer ainda que os equipamentos sejam instalados em locais que impessam o furto do próprio objeto. “Nossa sugestão é de que as câmeras sejam integradas ao sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal o que possibilitaria que o mecanismo pudesse ser acompanhado 24 horas por dia”, destacou o vereador. O projeto prevê ainda que as imagens sejam armazenadas por, no mínimo, 60 dias e sempre fornecidas quando requisitadas pelos órgãos de segurança.

A proposta de Ricardo é que a aquisição das câmeras seja realizada com recursos da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dá prazo de 180 dias para a proposta ser implementada pela Prefeitura – para isso o texto tem que ser aprovado em duas discussões e ainda ganhar a sanção do Poder Executivo.