Correio dos Campos

Educação inicia mais um ano do Programa Cooperjovem nas escolas

Diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais estão iniciando a adesão ao programa sobre cooperativismo.
1 de março de 2018 às 18:20

IMPRENSA/Ponta Grossa – O programa Cooperjovem, realizado em Ponta Grossa em parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), está sendo colocado em prática mais uma vez para o ano letivo de 2018. O trabalho está na fase de apresentação do programa junto às diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas, que já podem fazer a adesão.

Aderindo ao Cooperjovem, os professores recebem formação sobre os princípios do cooperativismo e têm a oportunidade de utilizar o conteúdo como tema transversal em sala de aula. A fundamentação teórica é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), tendo o Sicoob como padrinho. São 22 mil crianças participantes no Paraná, sendo 18 escolas em Ponta Grossa no ano de 2017.

Os professores participantes terão 40 horas de formação. Eles levarão o conhecimento para as escolas e realizarão projetos junto à comunidade, alunos e colegas. Dentro dos princípios cooperativos, eles escolhem o que pesquisarão e como o trabalho será desenvolvido. O fruto será um Projeto Educacional Cooperativo (PEC), o qual terá objetivos, metodologia e mensuração de resultados. Os melhores projetos são premiados, tendo como parâmetros o desenvolvimento dos princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária, gestão democrática, educação com formação e informação, interesse da comunidade. Para os alunos, são realizados concursos de redação e desenho – Ponta Grossa recebeu três premiações em 2017, com tablets e contas-poupança.

Segundo Maria Inês Bento, instrutora de formação do Sicoob, o objetivo é disseminar a cultura do cooperativismo e os seus valores. “Desenvolver a cultura da cooperação, este é o ganho dentro das escolas participantes. Quando nos unimos e juntamos forças, permitimos que todos tenham oportunidades. Sozinho não se vai longe, porém, unidos, conforme a doutrina cooperativista, os profissionais se tornam muito mais fortes”, anota a representante do setor.

Para a coordenadora da parceria na SME, professora Aparecida Castanho, a participação no Cooperjovem tem sido um diferencial para as escolas participantes. “A partir do momento que se levam os princípios e valores do cooperativismo para dentro da escola, pode-se ter um ambiente mais harmonioso, principalmente no que se refere às relações interpessoais. Os projetos que surgem a partir do programa são sempre de grande proveito para a comunidade escolar. Além disso, nesta nossa sociedade competitiva, resgatar o colaborativismo é muito importante”, considera.