Correio dos Campos

Atenção Primária recebe 80% de aprovação entre os usuários

Um questionário de avaliação em relação às Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi aplicado em 34 UBS através de uma parceria realizada entre SMS e a UEPG
29 de novembro de 2017 às 18:52

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta quarta-feira (29), os responsáveis pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizaram um encontro com acadêmicos de Enfermagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para a apresentação de relatórios em relação a um questionário aplicado em 34 das 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa. A avaliação em relação à atenção primária foi positiva, com mais de 80% de aprovação entre os 340 usuários consultados pela pesquisa.

Em cada unidade, 10 usuários responderam perguntas em relação ao atendimento, satisfação, organização da UBS, estrutura física, entre outros aspectos. Além das questões para quem era atendido no local, os próprios servidores opinaram sobre diferentes aspectos do funcionamento à estrutura geral da saúde básica da cidade. Essa atividade foi realizada através de uma parceria entre o Departamento de Saúde Pública da UEPG com a Secretaria Municipal de Saúde.

Para o Coordenador do Núcleo de Estudos Permanentes, Carlos Eduardo Coradassi, essa atividade foi positiva para a avaliação de como a atenção primária é vista pelos usuários. “De maneira geral o que nos surpreendeu foi o nível de satisfação dos usuários, que foi bastante alto, chegou muito próximos dos 80% como bom, 14% como regular e alguns não responderam. Se colocarmos como bom e regular, dá mais de 90% de aprovação nos serviços prestados diariamente nas UBS”, comenta o coordenador.

A partir das respostas, pode-se perceber alguns aspectos a serem melhorados como, por exemplo, o sotaque dos médicos cubanos que atendem na cidade. “Algo que nos preocupou, foi a dificuldade dos usuários entenderam o que os médicos falam. Isso vai fomentar algumas ações pontuais na região, como os seminários, que acontecerão com os profissionais médicos, para que essa questão possa ser melhorada. Vale ressaltar que os médicos cubanos que compõe o quadro, chegaram recentemente ao Brasil, sendo assim, é normal a adaptação na cidade, bem como na linguagem. Mas de maneira geral, a atenção primária foi muito bem avaliada”, garante Coradassi.