Correio dos Campos

Acusados por tentativa de homicídio são condenados a 4 e 8 anos de prisão

Joelson Marques da Silva e Samerson Ribeiro da Silva foram julgados pelo Tribunal do Júri na última quarta-feira (29)
31 de janeiro de 2020 às 19:30
(Pedro Dalcol Filho/Correio dos Campos)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Acusados pela tentativa de homicídio de Fábio Wellington dos Santos, em 12 de agosto de 2018, os réus Joelson Marques da Silva e Samerson Ribeiro da Silva foram levados a julgamento na quarta-feira passada, no Fórum Estadual de Piraí do Sul.

Os autores foram considerados culpados pelo crime, de acordo com a decisão dos jurados. Enquanto Samerson foi condenado a 4 anos de reclusão, em regime aberto, a pena aplicada a Joelson foi estipulada em 8 anos, no semiaberto.

Como os dois estavam presos desde o dia em que cometeram o crime, fato considerado no cálculo do cumprimento da pena, ambos foram colocados em liberdade. Segundo a legislação penal, nos casos onde os réus forem condenados a até 8 anos de prisão, eles não podem ser submetidos ao início do cumprimento da pena em regime fechado, a não ser que sejam reincidentes em qualquer outro ilícito.

No caso específico de Joelson, a pena deveria ser cumprida em uma colônia penal agrícola, onde ele trabalharia em determinado período e dormiria no local. Como o Estado não oferece vagas em número suficiente para a execução da pena, ele também foi beneficiado e cumprirá a pena livremente, devendo, para isso, observar algumas condições impostas pela justiça.

O crime

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Joelson e Samerson agrediram violentamente a vítima na noite de 12 de agosto de 2018, nas imediações do Ginásio de Esportes Samuel Milléo.

Usando um pedaço de concreto de 18 centímetros de comprimento, os autores acertaram vários golpes em Fábio, principalmente em sua cabeça. Ainda de acordo com o MP, os dois denunciados só teriam cessado as agressões por acharem que a vítima já estaria morta.

A denúncia aponta também que a tentativa de homicídio aconteceu em razão de um desentendimento entre a vítima e os autores durante a tarde do mesmo dia em que o crime foi registrado.