Correio dos Campos

Saúde passa a ofertar lanche a pacientes que passam por tratamento médico em cidades vizinhas

A ação, muito bem vista pelos usuários, começou a ser praticada no começo de 2019 pela atual gestão
18 de abril de 2019 às 19:22

Toninho Anhaia – A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no mês de janeiro de 2019 a distribuição gratuita do Kit Lanche aos pacientes transportados a outras cidades para tratamento médico. A iniciativa faz parte do Projeto Viagem com Qualidade, criado a pedido do prefeito José Carlos Sandrini, que pretende implementar uma série de melhorias no setor da Saúde para humanizar o atendimento à população.

Os primeiros atendidos pelo programa serão os pacientes e acompanhantes levados até Curitiba. E, a partir do mês de julho de 2019, o benefício se estende a todas as pessoas transportadas para cidades que ficam a mais de 50 Km de distância como Ponta Grossa por exemplo.

Ao todo, a Secretaria beneficia mais de 600 pacientes/mês com o transporte para hospitais da região, metade deles para Curitiba e região metropolitana.

“O lanche é um importante passo no processo de humanização da Saúde. É mais uma iniciativa do prefeito para humanizar o atendimento dos pacientes. Muitos deles passam por tratamentos dolorosos e necessitam de atenção especial, uma grande parte deles sequer tem recursos para se alimentar durante a viagem e essa iniciativa vai minimizar esse problema”, declara o secretário de Saúde Julio Sandrini.

Essa ação está sendo bem vista por aqueles que usufruem do benefício, como Odete Queiroz do Nascimento que acha a iniciativa válida e importante considerando que algumas pessoas não têm condições de comprar lanches durante a viagem, para ela o lanche ajuda muito a tornar a viagem mais confortável. Darc Terezinha Rombkovski compartilha da opinião que a iniciativa é ótima.

Antônio Gomes de Oliveira que realiza tratamento no Hospital das Clínicas em Curitiba há cerca de quatro anos aprovou a nova medida. “É muito bom poder ter um lanche para a viagem. Lá pelas 8h sempre bate uma fome e antes parávamos e lanchávamos na estrada, agora não precisamos mais. É um cuidado conosco”.

Segundo a Secretaria de Saúde, muitos pacientes seguem para o tratamento em jejum. “Esse era um pleito antigo da comunidade e um desejo da equipe da Saúde que enfim se concretizou. Estamos trabalhando diariamente para humanização do SUS” – falou o secretário. O kit do lanche é composto por suco e sanduíche.