Correio dos Campos

Tubarão de 2,26 metros é encontrado morto em praia do Paraná

19 de fevereiro de 2020 às 13:03
Animal foi encontrado com uma marca de anzol, em Guaratuba. (Foto: Arquivo pessoal/Felipe Correa)

Um tubarão foi encontrado morto em Guaratuba, no litoral do Paraná, na manhã desta quarta-feira (19).

De acordo com o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o animal é um tubarão-mako de 2,26 metros.

Segundo o CEM, o animal estava vivo com marcas de anzol quando os pesquisadores foram chamados. Quando a equipe chegou ao local, no entanto, o tubarão já tinha morrido.

O animal foi recolhido pelos pesquisadores e encaminhado ao Laboratório de Ecologia e Conservação do centro, que vai pesquisar a causa da morte.

Tubarão-mako
De acordo com a coordenadora do laboratório, Camila Domit, o tubarão-mako é uma espécie altamente migratória. Por essa característica, é importante que o animal seja recolhido e pesquisado pelo laboratório.

“Estes animais são topo de cadeia e trazem informações super importantes sobre o ambiente, doenças, compostos químicos e contaminação química dos oceanos. Uma espécie de ampla migração como o mako é essencial para este tipo de análise”, disse a coordenadora.

Segundo Camila Domit, esta é uma espécie ameaçada pela atividade humana e pela degradação dos ecossistemas marinhos. “Ele depende de um ambiente conservado e de alta biodiversidade para que possa manter suas atividades vitais e sua qualidade de vida”, afirmou.

Fonte: G1