Correio dos Campos

Ministério da Saúde disponibiliza informativo sobre distribuição de vacinas em território nacional

19 de fevereiro de 2018 às 15:57

IMPRENSA/Palmeira – O Ministério da Saúde, publicou no final de janeiro, um boletim informativo com repasse de informações sobre o sistema de produção e distribuição das vacinas imunobiológicas em território nacional.

O repasse abrange todos estados e municípios levando em consideração faixas de risco, índices de surtos epidemiológicos, como o caso que afeta a região do estado de São Paulo, que ganhou atenção com o alto índice de casos de febre amarela; assim como a prevenção e vacinação de faixas etárias obrigatórias.

Segundo o diretor de epidemiologia do município, Jean Carlos das Almas, o município encontra-se com estoque regular para atender a população. Sofrendo apenas com falta da vacina BCG, não sendo um ato isolado, pois a vacina deixou de ser entregue em todo território nacional. Assim como precisa de agendamento prévio pelo paciente em recebê-la.

O enfermeiro enfatiza ainda que a distribuição pelo Ministério acontece conforme a necessidade dos municípios e que não deve ser comparada pela população com outras regiões. “A população muitas vezes causam alertas falsos, com o surgimento de surtos em outros estados, e acabam acolhendo essa informação. Mas se ocorrer realmente a necessidade as campanhas serão inseridas no nosso município. Desde então a população deve seguir a vacinação necessária de forma tranqüila”, ressaltou ele.

Ele relembra ainda que a população deve ficar atenta as campanhas de vacinação que devem ocorrer ao longo do ano. Sendo divulgadas antecipadas conforme disponibilizados pelo Ministério da Saúde.