Correio dos Campos

Programa Olhar Jaguariaíva combate dificuldades visuais entre as crianças

5 de outubro de 2018 às 19:35
(Divulgação)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Mais crianças jaguariaivenses receberam da prefeitura na tarde de quinta, 4, seus óculos de grau. A entrega ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), que junto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), desenvolvem o programa, denominado “Olhar Jaguariaíva”.

O prefeito municipal, José Sloboda (Juca), a secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita Alcione Lemos e a secretária de Saúde, Amália Alves, conversaram com os pais e responsáveis pelas crianças, destacando seus papéis no cuidado com os óculos e no incentivo ao uso para a efetividade do tratamento. “O Olhar Jaguariaíva já beneficiou centenas de crianças e tem o objetivo de corrigir problemas de visão que dificultam o aprendizado de nossos alunos”, explicou o prefeito Juca.

A atenção às crianças com problemas de visão, mais do que uma iniciativa de assistência, faz parte de uma grande estratégia, explicou a secretária e vice-prefeita Alcione. Ela explicou aos pais que, visando elevar gradativamente a qualidade do ensino ofertado nas escolas do município, existe hoje uma série de ações integradas na educação.

Alcione explicou que a detecção do problema visual, encaminhamento ao oftalmologista e fornecimento dos óculos estão agregadas à capacitação de professores, provas e registro de dados sobre o aprendizado das crianças, uso de métodos atuais de ensino, incluindo aulas em salas de informática, uso de lousa digital, tabletes-PC e software educativo nas aulas. Interligados a isso também estão a construção, reforma e ampliação de escolas, distribuição de uniformes e material escolar completos, fornecimento de merenda saborosa e saudável, transporte escolar seguro e acessibilidade ao esporte e à cultura. “Em Jaguariaíva nos preocupamos em oferecer sempre o melhor para nossas crianças, com o trabalho de uma equipe comprometida, tendo sempre planejamento e organização no que fazemos”, explicou a vice-prefeita.

Desta vez foram encaminhados 90 alunos para consulta oftalmológica e atendidas 31 crianças com necessidade de óculos, informa a professora Erla de Melo, da equipe técnica da Smece. Somente neste ano 71 crianças foram beneficiadas e, no total, mais de 300 óculos já foram fornecidos com o Programa Olhar Jaguariaíva, criado há cerca de 10 anos.