Correio dos Campos

Castro recebe prêmio em Saúde Bucal

18 de outubro de 2019 às 10:26
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – O coordenador da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Diogo Nocera, recebeu ontem, em Curitiba, durante o Congresso Internacional de Odontologia, na ExpoUnimed, o Prêmio Estadual do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR) Saúde Bucal. O município conquistou o terceiro lugar na categoria cidades até 100 mil habitantes. Os dados avaliados para a premiação são relativos a 2018.

Diogo Nocera destacou que o prêmio é resultado dos investimentos e do trabalho feito para o avanço no atendimento na área de odontologia, e também fruto da dedicação dos profissionais da saúde. “Estamos honrados em receber este prêmio do Conselho Regional. É o reconhecimento por todo o trabalho realizado pela equipe da saúde com apoio da administração municipal que investe no atendimento à população. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destaca que o reconhecimento incentiva ainda mais a continuidade do trabalho. “Isso nos motiva a continuar trabalhando com muita vontade para levar mais saúde para nossos munícipes”, disse.

Critérios

Para a escolha dos vencedores foram avaliados critérios como financiamento do município em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção e vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal, remuneração e educação permanente. Todos esses quesitos foram comprovados por documento.

Estrutura

O atendimento à saúde bucal no município está estruturado por meio da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo planejamento, supervisão e coordenação da assistência odontológica prestada aos usuários da saúde pública.

Com uma equipe de profissionais composta por 30 cirurgiões dentistas, sete técnicos em saúde bucal e 26 auxiliares em saúde bucal, o município oferece atendimento na Estratégia Saúde da Família (ESF), nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Saúde da Mulher. A cobertura na atenção básica é de 100% e no ESF de 91,68%.

Na assistência especializada, o município conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) oferecendo atendimento em endodontia, periodontia, próteses, atendimento a pacientes especiais, Cirurgia Oral Menor, odontopediatria e diagnóstico de lesões, além de fornecer exames complementares como raio x e de laboratório.

Programas

Castro possui um controle mensal das escovações dentais e bochechos de flúor por meio de relatórios enviados pelas escolas. A cada semestre são distribuídas de escovas e pastas pelo projeto ‘Pintando um Sorriso’ que também passa orientações de higiene e encaminha alunos que necessitam de tratamento, às unidades de saúde com horário agendado.

Outra ação importante é o Dia de Prevenção de Saúde Bucal, realizado nas unidades de saúde para fazer a busca ativa de lesões. A saúde ainda realizou pelo segundo ano consecutivo o mutirão de próteses com a confecção de 200 próteses em apenas um mês.