Correio dos Campos

Mais de 1,6 mil presos do regime semiaberto no Paraná devem ser beneficiados por saída temporária de fim de ano

24 de dezembro de 2019 às 07:04
(Foto: Divulgação/Depen)

Mais de 1,6 mil presos do regime semiaberto do Paraná devem ser beneficiados por portarias de saída temporária para as festividades de fim de ano em 2019, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesp-PR).

Conforme a secretaria, as saídas são concedidas por decisões da Justiça e beneficiam presos de unidades prisionais das regiões de Curitiba, Londrina e Maringá, no norte do Paraná, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

De acordo com a Sesp, todos são detentos em processo de ressocialização, que já saem periodicamente para visitas familiares.

Os primeiros presos com direito ao benefício começaram a sair na quinta-feira (19).

As portarias de saídas temporárias são previstas na Lei de Execução Penal. Neste ano, são 1.670 presos no estado, com direito a sair:

  • 904 presos da Colônia Penal Agroindustrial do Estado do Paraná (CPAI);
  • 96 presos da região dos Campos Gerais;
  • 223 presos da Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM);
  • 447 presos do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon).Retorno

Os presos com direito à saída de fim de ano devem retornar ao sistema prisional até o dia 8 de janeiro, segunda quarta-feira do mês, obedecendo o prazo de saída estipulado por cada juiz.

Quem não cumprir o prazo de retorno, ainda segundo a Secretaria de Segurança Pública, é considerado foragido e deve ter novo mandado de prisão expedido.

 

Fonte: G1 Paraná