Correio dos Campos

Série de vídeos do Sicredi explica o Cooperativismo de Crédito de maneira descomplicada

Plataforma Como Fazer Juntos apresenta 25 novos vídeos que esclarecem de forma simples e clara temas como linhas de crédito, consórcios, cartões, crédito agrícola e seguros
21 de outubro de 2019 às 17:44
(Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de promover o conhecimento sobre o Cooperativismo de Crédito para a população brasileira e impulsionar o segmento que já conta com mais de 11 milhões de adeptos no Brasil, segundo o levantamento de junho do Banco Central, o Sicredi ampliou a série de vídeos Como Fazer Juntos, trazendo mais 25 filmes sobre linhas de crédito, consórcios, cartões, crédito agrícola e seguros. Ao todo, são 43 vídeos que explicam de forma simples tudo sobre o Cooperativismo de Crédito. A série está disponível na plataforma Como Fazer Juntos (comofazerjuntos.com.br).

O material valoriza a participação igualitária e colaborativa do Cooperativismo de Crédito, onde o associado é o dono do negócio, vota e decide os rumos da sua cooperativa. Para o Sicredi a inclusão financeira é prioridade no desenvolvimento econômico e social do país e, por isso, a instituição segue investindo em iniciativas que possam levar informações mais claras para a sociedade de uma forma geral.

“Os vídeos foram criados a partir das principais dúvidas registradas sobre o Cooperativismo de Crédito na nossa Ouvidoria e nas nossas redes sociais. E outro ponto forte da série é que os protagonistas são os próprios colaboradores da instituição, uma forma de aprender sobre o segmento com quem o vive na prática”, afirma Bianca Franchini, gerente de Comunicação Institucional do Sicredi.

Os conteúdos que tratam de poupança e investimento têm sido os mais acessados na plataforma e já reúnem mais de 7 milhões de visualizações via redes sociais e site institucional. Embora o hábito de guardar dinheiro ainda não faça parte da cultura de boa parte dos brasileiros, o interesse nesse tema tem aumentado cada vez mais e a instituição tem impulsionado ações para estimular os associados a planejarem melhor seu futuro. O bom desempenho da carteira de poupança é um dos fatores que leva a instituição a acreditar que o hábito está se tornando mais comum. Em 2018, foi registrado o incremento de R$ 3,7 bilhões na carteira de poupança do Sicredi, volume 38,7% maior em relação ao ano anterior.

Outros pontos que os novos vídeos buscam destacar são a solidez e segurança do Cooperativismo de Crédito. As cooperativas também são reguladas pelo Banco Central do Brasil e contam com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), um mecanismo de segurança semelhante ao das instituições financeiras convencionais para garantir mais segurança nos investimentos.

A plataforma Como Fazer Juntos é mais uma ferramenta para fortalecer o segmento que já representa 2,7% dos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e que hoje está presente em aproximadamente metade dos municípios brasileiros e, em muitos deles, sendo o único meio de acesso ao sistema financeiro.