Correio dos Campos

Nova linha facilita concessão de crédito ao empreendedor

4 de novembro de 2017 às 14:56

O Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento Fomento Paraná e Sebrae-PR, realizado em Faxinal do Céu, foi marcado também pela apresentação da nova linha Microcrédito Fácil à rede de agentes. Uma série de adaptações foram feitas para simplificar e tornar mais rápido e fácil o processo de concessão de microcrédito na instituição financeira do Governo do Estado.

“A nova linha veio para facilitar a vida do empreendedor. É um novo produto com uma velocidade e agilidade muito maior do que o produto antigo e com isso vamos agilizar as operações e o crédito chegará mais rápido e fácil àqueles que mais necessitam”, diz o presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade.

O gerente de Mercado da instituição, Richer de Matos, acrescenta que foi criada uma matriz de pontuação para auxiliar no cadastramento das propostas. “A matriz analisa uma série de variáveis e informa a possibilidade de sucesso de uma proposta avançar para as fases de análise de cadastro e de crédito e se transformar em um contrato, ou não”, explica. “Vamos ganhar tempo e com esse tempo vamos poder analisar mais propostas, aumentando a produtividade. Também deve liberar espaço na agenda dos analistas para que eles possam estar mais em campo.”

A Fomento Paraná também promoveu um nivelamento das taxas de juros com o mercado. A partir de 1º de novembro as taxas de juros do microcrédito passam a variar de 1,87% a 2,36% ao mês, de acordo com a análise de crédito.

“Mesmo com a readequação, as taxas permanecem muito competitivas em relação ao sistema financeiro tradicional para o empreendedor pessoa física ou microempreendedor individual, que está iniciando uma atividade econômica. Mesmo quem já se formalizou e tem o CNPJ em geral não tem acesso a recursos. Na Fomento Paraná ele consegue acessar o recurso”, conta Matos.

Além disso, completa o gerente, a Fomento Paraná não oferece produtos como cartão de crédito, títulos de capitalização, nem seguros, que o cliente da rede bancária convencional acaba tendo que adquirir em troca de acesso a recursos. “Não temos outro produto que não seja o financiamento. Ou seja: ele paga o que foi acordado em contrato, sem nenhum outro produto que ele tenha que consumir para ter acesso ao recurso.”

BOM NEGÓCIO – Na linha Microcrédito Fácil foi mantido o incentivo para empreendedores qualificados, que apresentam certificados de realização de cursos técnicos de capacitação com pelo menos 24 horas de duração. Entretanto, para cursos realizados à distância (EAD), os certificados aceitos para obter o benefício da redução da taxa de juros dos financiamentos ficarão restritos ao Programa Bom Negócio Paraná, ministrado pelas universidades públicas estaduais, e aos cursos do Sebrae Online.

Atualmente a Fomento Paraná possui 243 agentes de crédito credenciados, que respondem por 202 postos de atendimento em todas as regiões do Estado. A atuação da rede de parceiros permitiu a contratação de mais de R$ 221 milhões em operações de microcrédito, desde 2011, beneficiando mais de 22,5 mil empreendimentos de micro e pequeno porte ou mesmo de atividades econômicas informais. Apenas em 2017 as contratações já ultrapassam a marca de R$ 41 milhões.