Correio dos Campos

Reconstituição do assassinato de Gustavo Kosiba acontece nesta terça (22)

21 de novembro de 2022 às 17:16
(Foto: Reprodução)

DA REDAÇÃO – Pedido pelos advogados de defesa de Andrew Felipe Prado e Guilherme Toledo da Silva, acusados pela morte do adolescente Luís Gustavo Kosiba de Lima em novembro de 2020, será realizada na manhã desta terça-feira, dia 22, os trabalhos de reprodução simulada do crime que aconteceu nas imediações da rodoviária municipal de Piraí do Sul.

Conduzida pelo delegado de Polícia Civil, Jairo Luiz Duarte de Camargo, a reconstituição do homicídio, que deve começar às 10 horas da manhã, contará com peritos do Instituto de Criminalística que buscarão reunir elementos do crime com o objetivo de se aproximar do que realmente aconteceu durante o momento do assassinato do jovem que tinha 17 anos na data do crime.

Deferido pela juíza da Vara Criminal de Piraí do Sul, Ana Paula Menon Loureiro Pianaro Angelo, o pedido da defesa teve como base a realização da reprodução simulada para aclarar elementos que ainda estariam controversos nos autos, com a finalidade de delimitar a posição de cada um dos personagens no momento dos fatos, utilizando-se para isso dos elementos técnicos envolvidos.

Durante a reconstituição os peritos avaliarão, dentre outros elementos, a localização exata do corpo e dos veículos envolvidos na ocasião, o trajeto da munição e as posições do atirador e da vítima, tudo para que aja maior compreensão do que ocorreu no cenário do crime.

Participarão da reprodução os peritos que vieram à Piraí do Sul e trabalharam na data do homicídio, os agentes policiais que atenderam a ocorrência a os acusados Andrew e Guilherme, além de peritos particulares que foram contratados pela defesa e acusação para acompanharem a reconstituição.

Após os trabalhos de amanhã, os peritos terão o prazo de dez dias para apresentarem o laudo conclusivo para a justiça local.

Os acusados – Andrew Felipe encontra-se preso na Cadeia Pública de Ponta Grossa Hildebrando de Souza, de onde será conduzido por agentes do DEPEN até o município. Já Guilherme Toledo, que responde ao processo em liberdade, utiliza tornozeleira eletrônica para seu monitoramento.

Relembre o crime

Por volta das 21h30 da noite de 27 de novembro, Luís Gustavo Kosiba foi morto por disparos de arma de fogo na Rua Vereador Lauro Lopes Teixeira, via que liga a rodoviária ao Hospital Municipal Santo Antônio.

De acordo com a denúncia feita pelo promotor de justiça, Fernando de Souza Verano Pontes, a vítima teria morrido em decorrência de hemorragia interna aguda causada pelos projéteis.

Sem chance de defesa e por motivo fútil, já que o homicídio teria sido cometido por desavenças envolvendo a vítima, Guilherme Toledo e uma moça que seria o pivô do caso, o MP apresentou a denúncia que foi acatada pelo Judiciário e que agora tramita na esfera criminal.