Correio dos Campos

Recicla Tibagi recebe representantes da Itaipu Binacional

Integrantes do projeto Coleta Solidária, desenvolvido pela usina, vieram conferir de perto todo o funcionamento do programa e prometeram levar um pouco do observado aqui para a sua região
30 de agosto de 2019 às 17:37
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – O Programa Recicla Tibagi recebeu uma visita especial nesta quinta-feira (29). Integrantes da equipe do projeto Coleta Solidária, da Itaipu Binacional, vieram até o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi (CTC) e puderam conferir de perto todo o processo de reciclagem do lixo, desde a separação, até a compostagem e a produção da estufa de flores.

Antes de irem até o CTC, eles estiveram no Palácio do Diamante com o prefeito Rildo Leonardi e com a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Leri Ribeiro.

O engenheiro agrônomo e técnico do projeto Coleta Solidária, Lorivan Webber, explicou o que motivou a visita em Tibagi. “Tem um programa semelhante na região que a gente apoia, os municípios, catadores, associações e cooperativas. A gente veio conhecer a experiência de vocês, que é bem divulgada, e a gente escuta falar, e falar bem do projeto da reciclagem e principalmente da questão do orgânico e da produção de flores”, diz.

Webber contou ainda que eles planejam apresentar o modelo de compostagem realizado em Tibagi para os municípios atendidos pelo Coleta Solidária. “É um processo mais simplificado, o uso do composto, o que vocês estão fazendo, os campos de futebol, na questão das flores, a cidade, os canteiros. Nesse sentido, levar uma proposta nessa linha e começar com uma ou duas cidades o processo. Fazer uma unidade de referência. Para o início, esse é o processo mais ideal. A gente também tem que voltar com uma boa ideia de como fazer educação ambiental, como é o processo de separação, fazer esse trabalho de nas escolas, na comunidade, nos municípios, na população como um todo, para que haja uma separação correta”, conclui.

A pedagoga do Coleta Solidária, Leilane Soares, também gostou bastante do programa adotado pelo município. “Em primeiro lugar a gente já tem uma excelente impressão do município, muito organizado. E realmente, a gente vê que o projeto da coleta seletiva, da compostagem, junto com a participação dos catadores é algo que realmente é efetivo, de qualidade, que tem acontecido de uma forma muito constante e que realmente agrega valor e amplia o tempo de uso do aterro sanitário. Então é uma prática que a gente acredita muito, a gente que é do projeto lá da Itaipu, do Coleta Solidária. E o município está de parabéns pelas práticas”, fala.

A visitação é aberta para todos, no entanto só pode ser feita em grupo. Interessados podem organizar grupos e agendar uma data com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (42) 3916-2151.