Correio dos Campos

EcoExpresso estaciona na Praça da Matriz em Tibagi

Ônibus da Sanepar recebe a comunidade para atividade educativa
15 de janeiro de 2019 às 18:22
(Divulgação/Sanepar)

COM ASSESSORIAS – O EcoExpresso Sanepar estará em Tibagi, nos Campos Gerais, nesta quarta, quinta e sexta-feira (16 a 18). O ônibus, adaptado para educação socioambiental, ficará aberto à visitação da comunidade das 9h às 18h30, na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, no centro da cidade. O veículo possui elevador de acesso para cadeirantes.

A grande maquete no interior do EcoExpresso mostra com detalhes o caminho que a água percorre, desde que é captada até retornar ao rio, em forma de esgoto tratado. Estão representadas todas as etapas do trabalho feito na Sanepar, como a captação, o tratamento e a distribuição da água e a coleta e o tratamento do esgoto.

A visita ao EcoExpresso é orientada por uma equipe de educadores socioambientais. Com suas explicações, a população também pode saber mais sobre a correta ligação dos imóveis à rede coletora, o que pode ou não ser lançado na rede de esgoto, as diferenças entre a rede de esgoto e a galeria pluvial, a importância da mata ciliar, a destinação dos resíduos sólidos urbanos, a geração de energia renovável, o uso racional da água, entre outros assuntos.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, ressalta que o principal objetivo do EcoExpresso é sensibilizar a comunidade para a preservação dos recursos hídricos. “Por meio das maquetes é possível visualizar a complexidade e a importância do trabalho de saneamento ambiental realizado pela Sanepar em benefício do meio ambiente e da qualidade de vida da população”, destaca.

O projeto EcoExpresso Sanepar funciona desde 2014. Somente no ano passado, o ônibus recebeu a visita de mais de 41 mil pessoas, em 30 diferentes municípios das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul do Estado.