Correio dos Campos

Prefeitura incentiva produção e beneficiamento de mel em PG

De acordo com a Associação dos Apicultores e Meliponicultores dos Campos Gerais, somente em 2023 foram beneficiadas e envasadas mais de 18 toneladas de mel produzidas na região
8 de março de 2024 às 11:26
(Foto: Divulgação / PMPG)

COM ASSESSORIAS – A UBM – Unidade de Beneficiamento de Mel, localizada próximo ao Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), na região do Jardim Carvalho – tem sido fundamental no apoio aos apicultores e produtores de mel de Ponta Grossa e cidades vizinhas. A unidade, que conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, é administrada pela Associação dos Apicultores e Meliponicultores dos Campos Gerais.

“O apoio da Prefeitura à Associação é de extrema importância, por promover o desenvolvimento sustentável da apicultura local, fornecendo recursos, treinamento e regulamentações que favoreçam a produção de mel. Além disso, a colaboração fortalece a economia local, gera empregos e contribui para a diversificação da agricultura”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa.

O presidente da Associação, Eberhard Husch Júnior, destaca que a UBM tem sido fundamental para os apicultores realizarem o envase e a rotulação do mel que é produzido na região. Segundo ele, somente em 2023 foram beneficiadas mais de 18 toneladas de mel na UBM de Ponta Grossa. Todo o mel envasado na unidade é inspecionado pela Vigilância Sanitária e pelo SIP/POA, sendo os produtos comercializados em todo o Paraná.

“Graças a esta estrutura, o mel que produzimos está legalizado e pode ser comercializado com tranquilidade. Nosso mel é excelente, pois passa por vários processos para a retirada de impurezas, garantindo a qualidade do produto. Nosso mel é vendido nas feiras do município e em estabelecimentos comerciais, gerando renda para os produtores e comerciantes”, afirma o presidente.

Eberhard Júnior ressalta ainda que a UBM atende produtores de vários municípios da região, como Arapoti, Cândido de Abreu, Carambeí, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

“Se não tivéssemos um local próprio para realizar o beneficiamento e o envase do mel, nós teríamos que ir para Curitiba para poder comercializar nosso produto”, explica.

A Associação dos Apicultores e Meliponicultores dos Campos Gerais tem atualmente 36 apicultores associados. Além do envase, a Associação e a Unidade oferecem cursos e troca de experiências entre os associados.

“Estamos buscando a adesão de mais produtores para oferecer mais serviços. Hoje, nossa associação é uma das poucas funcionando no Paraná, com toda a parte contábil em ordem”, diz Júnior.