Correio dos Campos

Recicla Tibagi comemora nove anos

29 de maio de 2018 às 18:27
Fotos: João Pedro Agostinho.

IMPRENSA/Tibagi – No dia 29 de maio de 2009 nascia o Recicla Tibagi, programa que mudou e inovou a forma de separação de resíduos em Tibagi, sendo reconhecido nacionalmente. O programa chega aos nove anos sendo a fonte de renda de 94 associados da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI), que hoje são responsáveis pela varrição, coleta e centro de triagem.

A presidente da ACAMARTI, Maria Nair Lemes, é associada há oito anos e comemora os direitos adquiridos por eles no último ano, como os 10 dias de descanso remunerado, a remuneração natalina e as recentes capacitações com o Provopar de Curitiba. “Estou, praticamente, desde a fundação e vejo como a associação evoluiu ao longo dos anos. Tivemos várias conquistas, mas muitas ainda virão. Com a capacitação que recebemos vamos trabalhar para melhorar ainda mais os números”, falou.

Segundo a gerente de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, a população é o maior apoiador do Recicla Tibagi e permite que o programa cresça cada vez mais. “Com o Projeto Piloto da Coleta Seletiva conseguimos alcançar o objetivo, aumentando o número de materiais recicláveis e diminuindo o de rejeito. Assim, com o incentivo da população, que aceitou e está separando seus resíduos, conquistamos benefícios sustentáveis e econômicos”, disse.Aproximadamente 10 toneladas de lixo chegam diariamente até o Recicla Tibagi que é recebido no centro do triagem para a separação. Com o Projeto Piloto da Coleta Seletiva os associados conquistaram benefícios que otimizaram a realização do trabalho. Dentre as conquistas recentes do Recicla Tibagi estão o novo caminhão, as novas lixeiras e carrinhos para varrição adquiridos em parceria com o Instituto das Águas. Também está em fase final a construção da trincheira para a destinação dos rejeitos.

Para o futuro, Leri almeja aumento na produtividade do Recicla e conta com o apoio da população. “A expectativa é chegar em 80% de aproveitamento de recicláveis e aumentar a produção de compostagem, alongando a vida útil do aterro. Para isso contamos com o apoio dos munícipes, que garantem o sucesso do Recicla Tibagi, separando o lixo e deixando Tibagi cada vez mais limpa, para que quem visita a cidade levar uma boa imagem daqui”, afirmou a gerente de Meio Ambiente.

Prêmios

Ao longo de sua história o Recicla Tibagi já recebeu alguns prêmios. Em 2009 foi premiado pelo Instituto Ambiental do Paraná, em 2010, teve o Troféu Roteiros do Brasil, entregue pelo Ministério do Turismo, em 2011 o de Eco-Cidade, pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e em 2012 recebeu o prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, na categoria Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente.  Ano passado foi reconhecido pela Confederação Nacional dos Municípios.