Correio dos Campos

Meio Ambiente – Secretarias se unem para limpeza do Rio Tibagi

20 de abril de 2018 às 17:25

IMPRENSA/Tibagi – As secretarias de Meio Ambiente (SEMA) e Turismo (SETUR) uniram-se para um mutirão de limpeza no Rio Tibagi na tarde desta sexta-feira (20), com saída do Parque Linear Reinhard Maack até o porto de areia. A ação tem como objetivo preparar o local para as competições do primeiro Open Internacional Tibagi e Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida Sprint e Clássica e Caiaque Extremo, que acontecerá de 04 a 6 de maio.

A ação, que retirou lixos de dentro e das margens do rio, envolveu cerca de 30 voluntários de operadoras de turismo do município, atletas da canoagem e também da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti). Aproximadamente 500 quilos de resíduos foram tirados do Rio Tibagi. Um sofá e a estrutura de um carrinho para bebê foram os maiores objetos retirados do local.

A gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, classifica o mutirão como uma forma de conscientização para população. “O objetivo principal é sensibilizar e conscientizar a população para não jogar lixos nas nascentes”, disse.

Para a gerente da Setur, Kellin Ramos, a limpeza do rio levará aos turistas uma imagem ainda mais positiva da cidade. “A limpeza do rio fará com que turistas que vierem até Tibagi conheçam a cidade limpa. Por esse motivo a Setur se uniu à Secretaria de Meio Ambiente no mutirão”, comentou.

O Rio Tibagi é um dos principais pontos turísticos do município e atrai muitos turistas para a prática de rafting. O responsável por uma das operadoras participantes, Danilo Barreto, comentou que a ação faz bem para o meio ambiente e para os turistas. “A limpeza é importante na questão ambiental e também para que o turista venha para Tibagi e veja que o Rio é bem cuidado”, disse. Já Vitor Ferreira da Silva, de outra operadora de turismo, destacou a importância da iniciativa também para os atletas locais. “Muitos turistas questionavam a sujeira e perguntavam sobre a limpeza. O mutirão ajuda quem vem de fora e pratica o rafting, mas também contribui para os atletas locais que praticam esportes no Rio”, completou.