Correio dos Campos

Sanepar leva EcoExpresso a Telêmaco Borba e destaca ações ligadas aos ODS

Empresa marca presença na Feira de Ciências do Colégio Dom Bosco e Mostra de Profissões da Fateb
14 de junho de 2019 às 21:27
(Divulgação/Sanepar)

COM ASSESSORIAS – Neste sábado (15), o Ecoexpresso Sanepar estaciona na Feira de Ciências do Colégio Dom Bosco e Mostra de Profissões da Fateb, em Telêmaco Borba. A Feira tem como tema a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que norteia ações para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. O estande da Companhia destaca os processos e programas que a Sanepar realiza para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. O evento ocorre entre as 12h e as 18h.

“Para cada um dos 17 ODS, a Sanepar contribui de alguma forma, tanto nos serviços que presta à população, quanto como empresa de excelência em suas práticas corporativas”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia. A Sanepar conta, inclusive, com equipe específica para disseminar o tema na empresa e na sociedade.

Vários projetos, programas e ações desenvolvidos pela Companhia vão ao encontro do que preconizam os ODS. “Entre eles podemos citar o desenvolvimento da agricultura sustentável com o programa de aproveitamento do lodo de esgoto, o Inventário de Gases de Efeito Estufa, o programa de Saneamento Rural, a Tarifa Social, iniciativas de pesquisa e inovação, programa de Equidade, educação ambiental, qualificação de profissionais e muitos outros”, cita.

O gerente regional da Sanepar, Eliézer Ribas, reforça a principal contribuição da Companhia ao proporcionar o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, ligados ao 6º ODS – Água Potável e Saneamento. “Promover a universalização do saneamento é imprescindível para um desenvolvimento sustentável”, destaca. Ele lembra que, em Telêmaco Borba, 100% da população urbana tem acesso à água tratada e 72,9% tem acesso ao esgotamento sanitário, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.

“Também estamos realizando um grande investimento em obras para ampliar a capacidade de produção e modernizar a estação de tratamento de água da cidade. São R$ 16,4 milhões que a Sanepar está investindo em Telêmaco Borba para aumentar a capacidade de produção do sistema em 60%, um benefício pra os próximos 30 anos”, diz o gerente.