Correio dos Campos

Vistorias técnicas em imóveis ajudam a identificar irregularidades e orientar ligação correta de esgoto

Sanepar realiza o serviço em vários municípios da região, com objetivo de verificar a ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto e informar o cliente sobre o funcionamento do sistema
11 de julho de 2025 às 18:10
(Imagem: Divulgação/Sanepar)

COM ASSESSORIAS – A Sanepar está fazendo Vistorias Técnicas Operacionais (VTOs) em imóveis urbanos do município de Palmeira, nos Campos Gerais. Cerca de 5,8 mil imóveis deverão passar pela vistoria de equipe de campo da empresa terceirizada Engezzi Engenharia. Parte das abordagens está ocorrendo desde junho e continua ao longo de julho. Outra parte será feita nos próximos meses, em data ainda a ser programada e divulgada.

As VTOs são um procedimento padrão e periódico da Sanepar e estão sendo feitas em diversos municípios atendidos pela Companhia. “É um trabalho contínuo. Até o momento, mais de 50 mil vistorias já foram feitas. Serão feitas vistorias nas ligações de esgoto da Companhia nas cidades de Irati, Palmeira, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Ivaí, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis e Teixeira Soares. E continuar executando essas abordagens conforme a empresa vai estendendo a malha de redes coletoras de esgoto”, detalha a gerente-geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga.

COMO FUNCIONA – No imóvel, residencial ou comercial, a equipe faz testes para verificar se as instalações hidrossanitárias estão corretamente interligadas à rede coletora de esgoto. Isso garante a coleta adequada e o bom funcionamento do sistema de tratamento de esgoto, protegendo a saúde das pessoas e preservando o meio ambiente.

Os trabalhos são feitos por equipes uniformizadas da empresa Engezzi Engenharia, identificadas a serviço da Sanepar. A vistoria é interna e externa nos imóveis. Os técnicos avaliam se as instalações hidrossanitárias estão de acordo com as normas da Sanepar e a Legislação Ambiental. “Para isso, conferem os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, de pias da cozinha e churrasqueira, lavanderia e pontos de captação de água de chuva, como ralos. Também verificam a existência e a funcionalidade da caixa de retenção de gordura”, explica responsável pelo processo de VTO da Sanepar na região, Simeri Michiko Aiko.

A ligação correta do esgoto evita transbordamento nas ruas, refluxos nos imóveis e danos ambientais. Para que esteja interligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar e a água de chuva lançada na galeria pluvial. Os testes para comprovar se está tudo adequado são feitos com corantes não tóxicos colocados na água. Estando tudo de acordo, o morador recebe um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que for identificada alguma irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação que indica as correções a serem feitas.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato diretamente com a Sanepar. É essencial ter em mãos a fatura de água.