Vigília termina com missa de cinzas em PG
COM ASSESSORIAS – Missa, adoração/vigília e confissões com muita gente participando para bem se preparar para o início da Quaresma. Foi a imagem que se viu no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja dos Polacos, nesta terça-feira (13). A vigília se iniciou na terça-feira, após a celebração das 18 horas e seguiu até a zero horas de quarta, quando foi celebrada missa em reparação ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Foi a primeira celebração com imposição de cinzas da cidade. Ainda nesta quarta-feira, foram celebradas missas às 7, 12 e 18 horas, todas com imposição de cinzas.
“Podemos nos preparar bem para a Quaresma, os quarenta dias que antecedem a Páscoa, seguindo três pilares: oração, jejum e a caridade. Vivendo bem esses três pilares, buscando uma verdadeira e profunda conversão do coração e se voltar para Deus. Nada melhor do que essa vigília, que antecipa a meia noite, e, a meia noite em ponto, celebrar a missa e distribuir as cinzas. O mundo oferece muitas possibilidades, mas a Igreja também oferece para os que desejam participar. Não só aqui na igreja, mas em outras comunidades, que estão promovendo momentos de oração. Acompanhamos que muita gente está com sede e sede de Deus”, avaliava o reitor da Reitoria do Sagrado Coração de Jesus, padre Delsi Zamboni.
Padre Delsi conta que, ano passado, houve a celebração da Santa Missa à meia noite. “Este ano, nós não tínhamos nada organizado, mas a comunidade começou a procurar e pedir a vigília. Se vê a sede deles para com Deus de participar de um momento de oração, de intimidade com Nosso Senhor. Nos cobraram e respondemos com a vigília e a Santa Missa, em seguida. E a igreja ficou lotada, muita gente vindo para confissões e a adoração”, contou.
Silvana Aparecida Rufina, que mora no território da Paróquia São Pedro, no Sabará, em Ponta Grossa, e frequenta o Santuário, contou que foi o segundo ano que vem. “É muito gratificante. Também desagravar o Sagrado Coração de Jesus por tantas coisas que tem acontecido. É importante estar nas primeiras horas na presença do Senhor, de Cristo vivo na Eucaristia. Melhora o ânimo para viver tudo o que a gente vivencia e enfrenta no dia-a-dia. Muito gratificante receber Jesus nas primeiras horas”, comentava.
Integrante da Comunidade Deus Pai, Guilherme Alves dos Santos frequenta a Paróquia São Sebastião e veio acompanhar a missa pela primeira vez. “Sou de Jaguariaíva e agora que estou morando em Ponta Grossa. Muito bom. Começando a Quaresma, a gente, como cristão, vai fazer tudo para se resguardar para Deus. Foi muito bom estar aqui. Fico muito feliz de ter participado. Com certeza voltarei várias vezes”, assegurou.