Correio dos Campos

Projetos selecionados pelo PROMIFIC são apresentados na Prefeitura

19 de fevereiro de 2020 às 17:16
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Os artistas e produtores foram recepcionados na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, lá receberam um certificado das mãos do Prefeito Marcelo Rangel, da vice Elizabeth Schmidt e do Presidente da Fundação Municipal de Cultura Fernando Durante . São 17 projetos selecionados no primeiro edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o PROMIFIC. Rangel conta que propostas como essa já deram certo em outras áreas, como no caso do esporte e do turismo. Nesses casos os investimentos foram alavancados com o incentivo de empresas da cidade. “Para a cultura, acredito que a movimentação dos cidadãos será ainda mais forte porque as empresas gostam de investir em cultura. Os produtores culturais terão um fôlego a mais para trabalhar de forma menos burocratizada e mais rápida. O Programa também irá garantir maior acessibilidade à cultura para a população e mais facilidade para os produtores com relação ao contato com os investidores”, ressalta.

A vice-prefeita Elizabeth Schmidt acredita que com o PROMIFIC, a população vai receber o retorno do serviço que será oferecido pelos produtores culturais. “As pérolas da nossa cultura estiveram aqui. E elas não estão vendendo o trabalho, estão oferecendo para a população de forma acessível. Desejamos que os beneficiados pelo programa consigam captar esses valores facilmente”, completa.

O presidente da Fundação explica as próximas etapas dos projetos aprovados. “Os proponentes agora podem captar junto aos patrocinadores os recursos que foram aprovados e os projetos podem ser efetivados até 2021”, completa Durante.

“O PROMIFIC me dá a possibilidade de trabalhar as questões artísticas e sociais de forma mais viável. No meu projeto, contarei com a palestra da assistente social Bruna Miranda, que buscará ajudar as mulheres vítimas de violência. Se não tivermos o apoio financeiro para realizar as atividades, não conseguiremos fazer o trabalho. Por isso o programa é importante para possibilitar que tenhamos essa acessibilidade financeira”, destaca Michela França, que fará uma temporada do espetáculo ‘O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou’ nas escolas que possuem a maior frequência de ocorrências de violência.

O Programa

O PROMIFIC garante desconto no IPTU a pessoas e empresas que patrocinarem projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Política Cultural. O valor destinado no primeiro edital é de R$ 500 mil, conforme a Lei 13.526/2019. Foram aprovados 17 projetos com possibilidade de alcançarem até 57 mil em patrocínio. Os interessados podem destinar ate 60% do IPTU para os selecionados, descontando a taxa de lixo e iluminação pública.