Correio dos Campos

Educação reúne professores para abertura do ano letivo

Professores tiveram encontro no Centro de Eventos. As aulas do ano letivo 2020 para os 31,5 mil alunos da rede pública municipal de ensino começam nesta quarta
4 de fevereiro de 2020 às 17:56
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa reuniu nesta terça-feira (04) todos os seus profissionais do ensino para a abertura do ano letivo 2020. Mais de 2,6 mil professoras, diretores e coordenadoras pedagógicas participaram do encontro de boas-vindas e alinhamento pedagógico, que foi realizado no Centro de Eventos. As aulas para 31,5 mil alunos da rede pública municipal de ensino serão iniciadas nesta quarta-feira (05).

Durante o encontro, a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, lembrou que esta é a segunda abertura de ano letivo que reúne todos os professores. “Fizemos a primeira em 2013, viemos com a proposta de como a gestão seria trabalhada. Naquele momento lançamos que nosso desafio seria construir uma educação de qualidade voltada para a infância. Então iniciamos todo o trabalho de reformulação da Educação Infantil, do Tempo Integral, a adequação dos espaços das escolas, mobiliários, uniformes. E agora, em 2020, finaliza essa etapa da gestão do prefeito Marcelo Rangel”, conta Esméria.

Nesta terça, ela destacou a evolução do ensino em Ponta Grossa nos últimos sete anos. “Desta vez, nos reunimos para mostrar aos professores que aquilo que era um plano teórico, nós conseguimos colocar no concreto. É também um agradecimento, porque os professores são protagonistas da reformulação do ensino da cidade de Ponta Grossa”, afirma a secretária.

Novo Currículo

Durante a mega reunião, a SME também lançou oficialmente os novos referenciais curriculares para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, tarefa para todos os municípios do Brasil em 2020, que Ponta Grossa já cumpriu em 2019 e já colocou em funcionamento. O conteúdo foi construído em conjunto com a rede municipal e será distribuído para os professores neste ano.

A prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt, ressaltou o compromisso do município com a área. “Nós fazemos parte de um grupo de pessoas comprometidas com a educação, com a formação de seres humanos para formarmos verdadeiros cidadãos. A nossa atuação é diária, intensa e extensa e é vinculada ao futuro da nossa cidade”, anotou Elizabeth. Ela também falou sobre a expectativa para 2020. “O desafio é grande, 2019 foi um ano espetacular para a educação. Que 2020 seja melhor para nós e em especial para nossos mais de 31 mil alunos da rede municipal”.

A consultora Marléa Ramos, do Instituto Formar da Fundação Lemann, falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e comentou sobre o trabalho realizado pela SME. Ela ficou impressionada com o profissionalismo da plateia. “Mostra o comprometimento desses profissionais. Analisando os dados da cidade, vemos que a Educação está crescendo. O grande desafio será dar continuidade para isso, sem dúvidas, mas me parece claro que os professores estão conscientes desse compromisso deles com a Educação de Ponta Grossa. Isso não é coisa só de uma gestão. A rede já consegue, sozinha, levar isso adiante e dificilmente será desconstruído isso que foi construído. Se alguém tentar desconstruir, acho que vai enfrentar uma grande rejeição. Ponta Grossa está de parabéns por suas escolhas, a Educação é uma política pública. A conquista é do município, dos cidadãos e das crianças”, considera a consultora.