Correio dos Campos

Plano Diretor e de Mobilidade Urbana aguardam análise da Câmara de Vereadores

23 de janeiro de 2020 às 09:52
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – No final do último ano, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa protocolou na Câmara de Vereadores os projetos de lei do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana,  documentos que irão orientar os investimentos, políticas de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município pelos próximos dez anos, e que estão entre as principais discussões que os vereadores devem fazer neste ano.

Para a elaboração dos planos, foram realizadas mais de 60 reuniões e 800 contribuições coletivas e abertas a toda população interessada, entre oficinas comunitárias e audiências públicas, que resultaram em um documento com 11 volumes, sendo o último o resumo dos outros dez e está integralmente disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan). Com os documentos protocolados, cabe ao Legislativo as discussões e a aprovação dos planos.

“A Prefeitura de Ponta Grossa vai acompanhar os debates sobre o Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana na Câmara de Vereadores e concorda que os documentos precisam ser muito discutidos, com todas alterações solicitadas integralmente avaliadas, em respeito a ampla discussão e o processo de conversação em toda a construção, já que se trata de uma das maiores e mais importantes conquistas que tivemos ao longo de todos esses anos”, explicou o prefeito municipal Marcelo Rangel.

Os planos entregues foram produzidos através de um diagnóstico da realidade de Ponta Grossa, e estão de acordo com as transformações que o município passa e poderá passar nos próximos anos. Em caso de sugestões e modificações, a Câmara de Vereadores poderá ainda realizar emendas antes da aprovação integral dos documentos.