Correio dos Campos

Operário busca Certificado de Clube Formador de atletas

11 de dezembro de 2019 às 18:37
(Divulgação/OFEC)

COM ASSESSORIAS – A Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou nesta quarta-feira (11) a vistoria da infraestrutura e documentação das categorias de base para a obtenção do Certificado de Clube Formador (CCF) de atletas. Após a aprovação do Projeto Jovens Talentos Pontagrossenses, o clube protocolou o pedido da certificação junto à FPF, a qual enviou representante para avaliação presencial. A solicitação será encaminhada para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que avaliará se o projeto será deferido.

O diretor geral do Operário, Rodrigo Sautchuk, destaca a importância do certificado para o time. “O CCF colocará o clube num grupo seleto de equipes que o possuem e traz uma nova inspiração para os atletas da base, além de assegurar direitos do Operário sobre os jogadores da base, que são formados aqui. A obtenção do certificado é um dos objetivos do nosso planejamento e estimulará o desenvolvimento do time, colaborando, também, para a formação e utilização dos atletas de base na equipe profissional.”

De acordo com o assessor da presidência da FPF, Robson Seerig, o alvinegro está preparado para obter o Certificado de Clube Formador. “Na avaliação, foi possível constatar que o Operário possui estrutura além do que se é exigido para a certificação. Hoje, apenas quatro equipes paranaenses têm o certificado, então a obtenção do CCF é um diferencial para o trabalho que é feito no clube e também proporciona maior segurança jurídica para o time.”

O coordenador técnico da base do Fantasma, Fabiano Castro, também falou sobre a obtenção do certificado. “Existe uma lista de exigências pedidas pela CBF para que o time se torne um clube formador e o projeto da base foi construído combinando essas determinações com outros aspectos que nós já tínhamos no clube. Com o CCF, poderemos investir na formação dos atletas sabendo que outros times não os levarão sem que o Operário receba um retorno financeiro.”

O Certificado

O Certificado de Clube Formador (CCF) é um documento que assegura os direitos dos clubes que investem na formação de atletas de base. Isto significa que quando um jogador formado na base de um Clube Formador é comprado por outro time, o Clube Formador recebe um valor de troca, permitindo que este valor seja investido nas melhorias da equipe de base e o time forme mais atletas qualificados. Se aprovado, o Operário se juntará ao Athletico, Coritiba, Paraná Clube e PSTC como Clube Formador no estado do Paraná.