Correio dos Campos

Público fará visita de olhos vendados em exposição da Semana Literária do SESC

13 de setembro de 2019 às 14:58
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O blog literário Pássaro Liberto, criado pelas jornalistas Luana Caroline Nascimento e Ana Istschuk, em parceria com o SESC, realiza a partir do dia 24 de setembro a exposição fotográfica: “A volta aos mundos de 8 livros: viagens do Porco Napoleão”. A atividade faz parte da programação da 38ª Semana Literária do SESC, que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro. O diferencial da dinâmica é a presença da audiodescrição, recurso multimídia com a descrição em áudio sobre algum conteúdo.

As fotografias, que vão estar expostas no hall da unidade SESC Ponta Grossa, representam a história de diversos livros. O principal modelo das fotos é o Porco Napoleão, considerado pelas criadoras do Pássaro Liberto, o mascote do blog. O nome é uma homenagem ao personagem da obra A Revolução dos Bichos, do escritor inglês George Orwell. A exposição tem o objetivo de proporcionar uma experiência inclusiva aos espectadores.

O primeiro contato do público com as fotografias vai ser com os olhos vendados. No decorrer da exposição, será feira a áudiodescrição e os participantes tentarão imaginar com quais obras o Porco Napoleão teve contato. Após escutar todas as descrições, a venda será retirada dos olhos e os participantes vão ter a oportunidade de olhar as fotografias, concluindo se aquilo que imaginaram, a partir da audiodescrição, estava correto.

Outra proposta da atividade é sensibilizar o público que possui a visão normal para que percebam que a comunidade cega possui o direito de consumir cultura e informação da mesma forma.

Luana Nascimento, que é jornalista e uma das criadoras do blog, também é formada em Audiodescrição pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Ela conta que sempre adorou trabalhar com esse recurso e considera a exposição uma iniciativa de grande importância: “Em Ponta Grossa, a gente acaba sentindo a ausência de espaços inclusivos. Então, poder trabalhar na Semana Literária uma atividade que é voltada e pensada para a população cega é algo muito bom”, diz Nascimento.

A jornalista vê a literatura como uma arte inclusiva e que pode promover revoluções na sociedade: “É uma grande satisfação poder fazer esse trabalho com a audiodescrição, porque eu posso mostrar para as pessoas que a partir da literatura e da inclusão social a gente vai resistir a qualquer coisa. Quando você dá voz à minorias a partir da literatura, você também está fazendo um ato revolucionário”, ressalta.

No site do SESC Paraná (www.sescpr.com.br) é possível conferir a programação completa da 38ª Semana Literária e também os dias e horários de mediação da exposição promovida pelo blog Pássaro Liberto.