Correio dos Campos

Granfinale e Calpar participam da Agrishow 2024

Feira em Ribeirão Preto (SP) espera mais de 195 mil visitantes entre 29 de abril e 3 de maio
24 de abril de 2024 às 09:20
29ª edição da feira reúne mais de 800 expositores (Foto: Divulgação Agrishow)

COM ASSESSORIAS – Duas empresas do Grupo Calpar, de Castro (PR), participarão mais uma vez da principal feira de tecnologia agrícola da América Latina. Já está em fase de acabamento o estande da Granfinale Sistemas Agrícolas e da Calpar Calcário Agrícola na 29ª edição da Agrishow, que acontece entre dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). As duas empresas já participam da feira há mais de 20 anos e aproveitam o espaço de 450 m² no setor de Armazenagem (C4d1) para expor produtos e fechar novos negócios.

Este ano, a expectativa é de que o evento receba mais de 195 mil visitantes, entre pequenos, médios e grandes produtores rurais, profissionais e técnicos do agronegócio. São mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais: 100 a mais que no ano passado. Além de companhias nacionais líderes em diversos segmentos, a Agrishow também recebe grupos empresariais de países como Itália, Espanha, Alemanha, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong.

Para as empresas do Grupo Calpar, a feira significa novos negócios. “É um dos eventos mais importantes do nosso calendário comercial. Sempre encontramos com os clientes antigos e temos a chance de encontrar novos clientes e parceiros. Além disso, é o palco da tecnologia e da inovação, onde todas as grandes marcas relacionadas ao agro levam suas novidades”, avalia Frederich Dechand, gerente comercial da Granfinale.

Rubens Souza, gerente comercial da Calpar Calcário Agrícola, destaca que a localização da feira é um fator importante para os negócios da mineradora, já que a empresa tem uma significativa base de clientes no Sudeste do país. “Nosso calcário dolomítico está em propriedades rurais de todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, então a Agrishow é onde encontramos nossos clientes que muitas vezes só conhecemos pelo telefone”, pontua. Segundo ele, na edição de 2023, a Calpar bateu recorde em vendas durante a feira e a expectativa é vender ainda mais neste ano. “Os produtores rurais cada vez mais reconhecem a importância da calagem agrícola para aumentar a produtividade”.

Granfinale lança Rotaer 100 t/h na feira

Paulo Bertolini, diretor comercial do Grupo Calpar, antecipa que nesta Agrishow, a Granfinale vai lançar uma nova versão da máquina de limpeza e classificação de grãos que já é referência de mercado. “Somos parceiros dessa feira desde o começo e todo ano levamos novidades. Desta vez, vamos apresentar uma nova versão da Rotaer, agora mais compacta, com capacidade de beneficiar 100 toneladas de grãos por hora. A proposta é atender todas as demandas do produtor rural e das empresas”, reforça.

Impacto econômico

Em 2023, a Agrishow registrou R$ 13,290 bilhões em negócios iniciados entre expositores e visitantes, representando um aumento de 18% em relação à edição anterior, segundo a organização. Para 2024, a expectativa de que o volume de negócios seja semelhante ao ano passado, sem quedas ou aumentos bruscos. Em relação à geração de negócios locais e regionais, a previsão é de que feira estimule a movimentação de mais de R$ 500 milhões na economia de Ribeirão Preto e cidades vizinhas, considerando os gastos dos visitantes em transporte, hospedagem, alimentação e outras atividades. Além disso, cerca de 7 mil trabalhadores devem se credenciar para atuar de alguma forma no evento, seja na montagem, realização ou desmontagem.

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.