Correio dos Campos

NDI busca viabilizar internet exclusiva para área industrial

Vias do entorno serão monitoradas por sistema desenvolvido por empresários
14 de junho de 2019 às 17:18
( Arquivo Diário dos Campos)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, representantes do Núcleo das Indústrias de Ponta Grossa (NDI), do Programa Empreender, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), Wilson Oliveira, estiveram em Curitiba, junto a Copel Telecom, com o diretor presidente Wendell Oliveira. O objetivo foi de iniciar tratativas para trazer uma rede de fibra ótica dedicada para a área das indústrias de Ponta Grossa, com velocidades e tecnologia compatíveis para a implantação de um projeto de segurança para as empresas nucleadas, além de aumentar a capacidade de internet que poderá ser utilizada pelas indústrias.

Do NDI, compareceram o coordenador do NDI, Otto Ferreira Neto e o diretor da Pasta de Indústria da ACIPG, Guilherme Figueiredo. Ferreira Neto explica que o Plano de segurança Ostensivo e tecnológico (PSOT) proposto pelo NDI, visa o monitoramento digital das áreas empresariais, com pontos específicos de vigilância nas vias, como também, será equipado com tecnologias de imagens com reconhecimento, armazenamento em nuvem e links com as partes táticas em tempo real. “Buscamos com a Copel Telecom um link e IP dedicado apenas para o PSOT, deixando independente a fibra utilizada para o sistema de segurança, da internet que estará disponível para o uso das empresas. Com o objetivo de evitar invasões nas redes das indústrias”, explica.

Dessa forma, a medida o monitoramento através do PSOT será mais eficiente, como também será disponibilizada uma outra fibra para internet que aumentará a capacidade velocidade em toda a área industrial de Ponta Grossa. “Se cada empresa ficasse com uma companhia de internet e sistemas diferentes, teríamos uma maior limitação para ter sucesso com o PSOT. A mesma velocidade de transmissão para todos os equipamentos e câmeras de segurança, se faz necessário, para o acoplamento de plataformas e uma futura expansão do projeto”, conta.

Ferreira Neto aponta que obtiveram sucesso neste contato inicial, pois segundo ele, a Copel Telecom demonstrou interesse em agregar no projeto de segurança do Núcleo, bem como colaborar para a elevação da velocidade de internet no uso geral das empresas. “As tratativas terão um segundo momento, porém, sabemos que uma equipe da Copel Telecom fará levantamentos para fazer o projeto de estrutura para nos apresentar, e com isso, acreditamos ocorrerá de maneira célere por termos pedido urgência”, finaliza o coordenador.