Correio dos Campos

Doutores Palhaços levam festejos juninos aos hospitais da cidade

Vestidos com trajes típicos, os artistas encantaram pacientes, acompanhantes e colaboradores dos hospitais e ILPIs
1 de julho de 2025 às 18:03
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os dias ganharam um colorido diferente nos hospitais de Ponta Grossa. Foi assim que, na última semana do mês de junho, a ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria percorreu corredores e quartos levando um cortejo junino cheio de música e brincadeiras. A ação junina dos Doutores Palhaços reforça o compromisso da ONG em utilizar a arte como ferramenta de transformação social, levando esperança, afeto e cuidado para passa por problemas de saúde.

Vestidos com trajes típicos, os palhaços percorreram diversos espaços, entre eles o Hospital Santa Casa — incluindo alas de internação, setor de oncologia e hemodiálise, consultórios e ambulatório —, além do Hospital Materno-Infantil (HUMAI-UEPG), Centro Hospitalar São Camilo, Hospital do Coração Bom Jesus e a Instituição de Longa Permanência para a Pessoa Idosa São Vicente de Paulo. Mais de 500 pessoas foram impactadas pela ação.

A iniciativa, segundo a organização, tem como objetivo humanizar os ambientes hospitalares, promovendo momentos de leveza e bem-estar por meio da arte, da cultura e do humor, fatores que auxiliam diretamente no processo de recuperação dos pacientes e contribuem para um ambiente mais acolhedor.

Para a coordenadora artística da ONG, Micheli Vaz, ações como essa fazem toda a diferença no cotidiano de quem está internado ou em tratamento.

“A internação hospitalar é sempre um momento delicado, carregado de ansiedade e estresse para os pacientes e também para seus familiares. Humanizar esses espaços é essencial para promover bem-estar e, consequentemente, colaborar com o tratamento”, destaca.

Micheli explica que o cortejo junino vai além do entretenimento, pois resgata elementos da cultura popular brasileira, reforçando vínculos e proporcionando momentos de alegria compartilhada.

“A atmosfera festiva das festas juninas permite gerar integração, descontração e leveza. A música, as danças e as brincadeiras típicas fortalecem a identidade cultural e criam um ambiente mais humanizado, tanto para os pacientes quanto para as equipes de saúde”, ressalta a coordenadora artistica.

O trabalho dos Doutores Palhaços SOS Alegria nos espaços de saúde faz parte do Plano Anual “Salvando Risos” da Organização Doutores Palhaços SOS Alegria, aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Pronac nº 248282), e recebe o patrocínio das empresas DAF Caminhões, PACCAR Financial e Grupo Barigui, contando com apoio do Premium Vila Velha Hotel, com produção executiva da ABC Projetos Culturais.