Correio dos Campos

Sebrae articula plano de inovação para o setor da construção civil em Ponta Grossa e região

Iniciativa será ferramenta essencial para planejar o futuro da construção civil na região
6 de junho de 2019 às 16:13
Evento reuniu empresários e lideranças da construção civil na sede regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa. (Rodrigo Czekalski)

COM ASSESSORIAS – Empresários e lideranças do setor da construção civil conheceram nesta terça-feira (4) detalhes da metodologia europeia de Previsão de Cenários Tecnológicos, conhecida como Foresight, durante evento realizado na Regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa. O objetivo, com a aplicação da metodologia, é auxiliar as micro e pequenas empresas do setor a aumentar a competitividade por meio da inovação tecnológica.

A proposta do Sebrae/PR é organizar o ecossistema local, fortalecer as lideranças, criar uma governança e elaborar um plano de inovação do setor da construção civil de Ponta Grossa e região, baseado nas demandas do setor, centros tecnológicos, universidades, entidades e poder público. “A meta é finalizarmos o plano de inovação até dezembro para que o grupo defina o tema estratégico prioritário a ser trabalhado”, explica a coordenadora Estadual de Projetos para Indústria do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski.

Utilizada na Europa, a metodologia do Foresight se baseia em ações que possibilitam “prever o futuro” com base em tendências do mercado mundial para orientar o direcionamento de empresa locais. “É um trabalho com desenvolvimento da inovação a partir dos gargalos tecnológicos que serão mapeados juntamente com os líderes locais”, adianta Adriana.

Com representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) nos Campos Gerais, Casa da Indústria, Sesi/Senai, Associação Paranaense de Construtoras (APC), entre outras, o Foresight foi apresentado pelo italiano Emílio Beltrami, consultor do Centro Tecnológico Cosmob, que vai coordenar a coleta dos dados para posterior construção do cenário futuro. O trabalho será dividido em três fases. Na primeira será levantando o cenário em que a construção civil está inserido no Município; na segunda será organizado o ecossistema local, com o levantamento das informações estratégicas e, no terceiro momento, acontecerá a transferência de conhecimento dos dados iniciais, com a elaboração do plano de inovação para o setor da construção civil.

Para o gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, é importante que o setor da construção civil adote novos conceitos, inove e busque conexões. “Para isso, precisamos organizar o setor, capacitar e desenvolver novas estratégias para que as empresas tenham maior competitividade”, reforça.

Para ser mais competitivo é preciso estar atento às tendências do mercado, o que vai exigir, conforme o gerente regional do Crea-PR, em Ponta Grossa, Vânder Della Coletta Moreno, mais conexão entre os profissionais da área de Engenharia. “Quando falamos em sustentabilidade em uma edificação, por exemplo, o projeto depende da interação de outros profissionais, além do engenheiro civil. Essa interação contribui com o setor e, aos poucos, vai despertar na sociedade a importância das novas tecnologias e a economia que elas podem gerar ao longo do tempo”, diz.

O empresário Gabriel Stallbaum, proprietário de uma construtora e presidente da APC, acredita que a união fortalecerá toda a cadeia. “Esperamos que deste projeto saia resultados práticos. Faltava unir todo o segmento da construção civil, conhecer novas tecnologias e tendências, pois muitas vezes ficamos muito focados no dia a dia dos negócios”, considera.

O próximo encontro com os participantes e demais interessados acontece no dia 26 de junho, das 8 horas às 10 horas, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG).