Correio dos Campos

UEPG e UniSecal sediam 18º ENPJ nos dias 25, 26 e 27 de abril

Mais de cem pesquisadores de todas as regiões do Brasil se encontram em Ponta Grossa. Durante o evento, palestras, oficinas, Grupos de Pesquisa e lançamentos de livros discutem sobre o ensino do jornalismo brasileiro
23 de abril de 2019 às 19:46
(Divulgação/UEPG)

COM ASSESSORIAS – A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) sediam nesta semana o ‘18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ)’. São 122 professores e alunos inscritos, com 59 trabalhos submetidos a fim de refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista. O 18º ENPJ é promovido pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), realizado pelo curso de Jornalismo da UniSecal, juntamente com o Departamento de Jornalismo da UEPG, e tem como parceiro a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Durante o evento, que será realizado nas dependências da UEPG e UniSecal, acontecerão palestras, oficinas, Grupos de Pesquisa (GP’s), lançamento de livros, debates culturais, entre outras atividades. Além disso, o 18º ENPJ promoverá o ‘Fórum Paranaense de Programas de Pós-Graduação de Comunicação’, o ‘Pré-Fórum Fenaj’ e, ainda, a palestra de abertura terá a presença da jornalista colombiana Profª. Drª. Lina Manrique Villanueva, da Pontificia Universidad Javeriana / Universidad Central – Colômbia.

Tanto na sexta, dia 26, quanto no sábado, dia 27, a programação envolve a discussão da qualidade na formação superior em jornalismo, a curricularização da extensão nos cursos de jornalismo e os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais na formação superior bem como no mercado profissional. Em paralelo, cinco oficinas e duas palestras irão ofertar atividades aos estudantes. Para mais detalhes da programação, acesse o link: https://enpj2019.wixsite.com/enpj2019.

Visando contribuir com a tríade ensino-pesquisa-extensão, o presidente da Abej, Marcelo Engel Bronosky, afirma que o evento “se constitui pela riqueza da oportunidade de se trocar experiências e informações com alunos e jornalistas de vários lugares do território brasileiro. Por conta disso, podemos direcionar e melhorar a qualidade das práticas jornalísticas em todo nosso país”, explica o professor.

Inep cancelou presença no evento

Uma das atividades mais aguardadas do encontro ocorreria na sexta pela manhã, quando representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, debateriam ações conjuntas relacionadas ao ensino superior. Entretanto, em virtude “da agenda interna de trabalhos atinentes ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não foi possível a adequação de agenda para atender ao solicitado por essa Associação”.

A autarquia agradeceu o convite e reconheceu a importância de eventos como o 18º ENPJ no sentido de estreitar laços entre academia, governo e mercado. Porém, “neste momento, impactaria fortemente a operacionalização das ações desta Instituição”. Em função disso, a programação foi reorganizada, sem nenhum dano na sequência das atividades.