Correio dos Campos

Atletas e funcionários do Operário participam de atividade sobre combate à violência contra a mulher

Ação faz parte de campanha realizada pelo clube durante o mês de março
29 de março de 2019 às 12:45
(José Tramontin/OFEC)

COM ASSESSORIAS – O Operário Ferroviário, em parceria com o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Anexos de Ponta Grossa, promoveu uma atividade diferente aos atletas, membros da comissão técnica e funcionários do clube, na tarde dessa quarta-feira (27). Eles participaram de uma dinâmica sobre machismo, masculinidade tóxica e violência contra a mulher.

A atividade faz parte da campanha desenvolvida pelo Departamento de Comunicação do Fantasma e pela Família Alvinegra – Divisão de Projetos Sociais do Operário, Cartão Vermelho para a Violência contra a Mulher, que tem como objetivo conscientizar e combater as formas de violência contra a mulher.

Foram duas atividades: a primeira com os atletas e membros da comissão técnica da equipe profissional e, na sequência, com os funcionários do alvinegro e os detentos que trabalham no clube por meio do convênio com o Departamento Penitenciário (DEPEN). Em abril, a ação também será realizada com as categorias de base.

A Assistente Social do Juizado, Bruna Woinorvski, elaborou e coordenou as atividades e explica o objetivo. “A oportunidade de trabalhar com o Operário foi muito importante, porque nós reconhecemos a visibilidade que o time tem, o significado do time para a cidade. E o fato do clube abraçar esta ideia e pensar conosco como é possível dar esse primeiro passo para a mudança é de extrema importância. Acreditamos que ele tem a possibilidade de inspirar toda uma sociedade para que essa nossa realidade tão difícil de números crescentes de violência contra a mulher possa ser minimizada e, quem sabe um dia, superada.”

A Assessora de Comunicação do Operário, Bianca Machado, avalia como foi a ação. “As atividades aqui no Operário vão além do futebol. As ações sociais já fazem parte das nossas programações, por meio da Família Alvinegra, que é a Divisão de Projetos Sociais do Operário. Neste mês, trouxemos temas delicados, mas que merecem toda a nossa atenção: o machismo, a masculinidade tóxica e a violência contra a mulher. Acredito que a atividade foi muito positiva, já que, além das ações externas e nas redes sociais, também pudemos debater esses temas com toda a equipe que trabalha no clube”.

Demais ações do mês de março

Além das dinâmicas feitas pelo Juizado, mais ações foram realizadas durante este mês. No dia 10 de março, na partida contra o Londrina, integrantes do Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NUMAPE-UEPG) distribuíram panfletos com informações sobre como denunciar a violência contra a mulher.

Na última segunda-feira (25), as meninas acolhidas da Casa Lar, da Associação de Promoção à Menina (APAM) visitaram o Estádio Germano Krüger.

Além das ações já realizadas, o Operário também destinará cestas básicas para casas de acolhimento a mulheres que sofreram violência e um atleta participará do grupo de reflexão com homens que praticaram violência.

Além do Juizado de Doméstica e Familiar contra a Mulher e Anexos de Ponta Grossa e do NUMAPE, também são parceiras do Fantasma na campanha a Coordenação da Casa Corina Portugal, por meio da Fundação de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Ponta Grossa; o Expresso Feminino da Torcida Trem Fantasma; as Lojas MM e a CCR RodoNorte.