Correio dos Campos

Professora da UniSecal toma posse na Academia de Letras dos Campos Gerais

19 de março de 2019 às 10:29
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A professora do curso de Jornalismo da UniSecal, Giovana Montes Celinski, será empossada nesta quarta-feira, 20 de março, como membro da ‘Academia de Letras dos Campos Gerais’. A cerimônia acontecerá em um restaurante da cidade de Ponta Grossa (PR), a partir das 19h30, e também marcará a posse da nova diretoria da entidade. A docente foi escolhida por meio de uma eleição e irá assumir a Cadeira nº 38 da Academia.

Doutoranda em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Giovana enviou exemplares de suas obras e textos publicados, além do curriculum, para a Academia por meio de um processo seletivo, em junho de 2018, o qual abria o preenchimento de vagas para membros efetivos em três cadeiras da instituição. Logo, em outubro passado, a professora foi eleita para posse na entidade.

Sobre sua participação na Academia, a docente explica que “como membro efetiva da entidade, participarei das reuniões e atividades, assim como estarei comprometida com a finalidade da instituição de preservar e divulgar a literatura e a cultura de nossa região e de nosso país”, relata Celinski.

Academia completa 20 anos

No mesmo dia 20 de março, a Academia de Letras dos Campos Gerais completará 20 anos, a qual tem como finalidade cultivar, divulgar e preservar a literatura. A instituição é um ambiente que proporciona trocas intelectuais e debates de ideias, além de realizar palestras, conferências e publicações, e estar presente em eventos culturais. Segundo Giovana, fazem parte da entidade escritores, poetas, jornalistas, historiadores, advogados, genealogistas, todos comprometidos com a preservação e divulgação da literatura.