Correio dos Campos

Biblioteca Pública Municipal projeta aumentar em 60% o público em 2019

25 de fevereiro de 2019 às 19:55

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Para 2019 a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei quer aproximar-se ainda mais da comunidade de Ponta Grossa, estimando, com isso, um aumento de 60% no número de público alcançado em relação a 2018. A unidade é mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, administrada pela Fundação Municipal de Cultura e foi uma das contempladas em 2018 para integrar o programa nacional Conecta Biblioteca, que busca estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

Para atingir essa meta, foi criado, no ano passado, um Comitê Jovem para realizar pesquisas com a comunidade, incluindo estudantes de Ensino Médio, universitários e profissionais já graduados. Os integrantes realizaram entrevistas com pessoas da comunidade para saber o que a população espera da Biblioteca Pública. Foram ouvidas 351 pessoas em 32 entrevistas entre conversas individuais e com grupos focais.

A iniciativa tem o acompanhamento da ONG Recode e da Caravan Studios, do Rio de Janeiro, e objetiva atrair mais jovens de 14 a 29 anos para as bibliotecas brasileiras. Alfredo Mourão, coordenador geral das ações do Conecta Biblioteca em Ponta Grossa, afirma que ouvir a demanda de público por diferentes áreas foi fundamental para pensar uma nova programação. “Ouvindo grupos de jovens tivemos um norte para definir um conjunto de atividades do interesse dessa comunidade entrevistada. E isso é importante para nós, porque marca realmente o que é a demanda. O que a comunidade gostaria de ver, fazer e interagir”, completa.