Correio dos Campos

Projeto implementa rede mais ágil e oferece internet grátis para população

23 de janeiro de 2019 às 21:34
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa já está em fase de ajustes finais na implantação do projeto Conectividade, um sistema de telecomunicações que visa otimizar os atendimentos com uma rede de dados mais ágil, ofertar internet grátis para a população em pontos por toda a cidade e ainda garantir economia na contratação desses serviços. Esta nova infovia municipal é mais moderna, ágil e econômica do que o antigo sistema de troca de informações, de forma que os atendimentos no Paço Municipal e nas estruturas públicas externas será qualificado.

“Com a rede de dados do Conectividade, o tempo para processar uma informação no sistema é muito mais rápido. Não estamos mais enfrentando problemas como lentidão ou queda do sistema, otimizando as demandas diárias dos servidores e órgãos que prestam serviços no âmbito municipal, realizando o tráfego de dados, imagens e vos de forma muito mais eficiente entre as estruturas da administração municipal”, explica o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares.

Com 96% do projeto já implementado e meta de finalização ainda neste primeiro semestre, a rede de dados da Prefeitura conta agora com velocidade de link de até 100 MB, frente aos 3MB da rede anterior. Em telecomunicações, um link é o canal através do qual são transmitidos dados. “Com a finalização dessa rede, a administração terá ainda mais possibilidades de orientar e se comunicar com a população, com a transmissão de conteúdos em dispositivos nos espaços públicos, por exemplo”, adianta o diretor de Informática da SMARH, Carlos Eduardo Witkowski.

Além de uma rede de dados mais rápida, o Conectividade também é o projeto que engloba a instalação de uma central telefônica com atendimento automatizado na administração municipal. O atendimento telefônico agora acontece através da URA – Unidade de Resposta Audível.

Para atendimento, basta o solicitante entrar em contato através do número geral da Prefeitura – 3220-1000 – e escolher uma das opções da gravação, ou discar o ramal do setor desejado. “Estamos realizando as últimas adequações na central telefônica, mas a população já pode entrar em contato com qualquer departamento ou setor da Prefeitura através do número geral”, explica Witkowski.

PG Conectada

A oferta de internet gratuita na cidade, pelo PG Conectada, já está em uso em diversos pontos, como unidades de saúde, terminais rodoviários, espaços culturais, praças da cidade e diversos outros. São mais de 180 pontos de Wi-Fi em toda a cidade, com velocidade média de 512k a 1MB, suficiente para atualização de redes sociais, aplicativos de mensagem, e-mails e outros. Com um cadastro simples, que pede nome, CPF e e-mail, o usuário pode fazer uso de até quatro horas diárias na rede PG Conectada, em qualquer um dos pontos. O sistema já está contabilizando 5 mil acessos por dia na rede gratuita.

Outras propostas

Para finalizar a implementação do Conectividade na cidade, a Prefeitura deve ainda neste semestre colocar em funcionamento o teste piloto do PG Conectada no Residencial Costa Rica, com a proposta de ampliar a oferta de internet gratuita em alguns bairros; e o desenvolvimento de um backup no data center da empresa prestadora desse serviço, garantindo a recuperação da rede de dados e funcionamento dos principais sistemas mesmo diante de uma queda de energia, por exemplo.

“O Conectividade é um projeto guarda-chuva que contempla várias propostas, desde o Wi-Fi na cidade, um sistema de backup, a central telefônica e uma rede de dados muito mais ágil para o servidor e para a população. A grande diferença com relação ao serviço antigo é a qualidade e a economia. Somente com a instalação da Central Telefônica, por exemplo, a perspectiva é de redução de 70% nos gastos, além de um controle muito maior do uso”, avalia Linhares.

PONTOS PG CONECTADA

1. Espaços saúde

Caps AD
Caps Infantil
Caps TM
Centro Municipal da Mulher
Centro Municipal de Especialidades
Hospital da Criança João Vargas de Oliveira
Hospital Municipal Doutor Amadeu Puppi
UBS Abrhão Federmann
UBS Adam Polan
UBS Adão Ademar de Andrade
UBS Adilson Baggio
UBS Agostinho Brenner
UBS Alfredo Levandoski
UBS Aloizio Grochoski
UBS Antero de Mello
UBS Antonio Horacio Miranda
UBS Antonio Russo
UBS Antonio Saliba
UBS Aurelio Grott
UBS Carlos Dezaunet Neto
UBS Cezar Rocha Milleo
UBS Cleon de Macedo
UBS Clyceu Carlos de Macedo
UBS Cyro de Lima Garcia
UBS Egon Roskamp
UBS Eugenio Jose Bocchi
UBS Ezebedeu Linhares
UBS Felix Vianna
UBS Horacio Droppa
UBS Jaime Gusmam
UBS Jamil Mussi
UBS Javier Arzabe
UBS João Altair Guerlinguer
UBS João de Deus Flores de Paula
UBS Jose Bueno
UBS Julio Azevedo
UBS Lauro Muller
UBS Louis Buron
UBS Lubomir Antonio Urban
UBS Luiz Conrado Mansani
UBS Luiz Fernando Cajado Braga
UBS Madre Josefa
UBS Nilton Luiz de Castro
UBS Ottoniel Pimentel dos Santos
UBS Paulo Madureira Novaes
UBS Roberto de Jesus Portela
UBS Rômulo Pazzinato
UBS Sady Silveira
UBS Santo Domingo Zampier
UBS Silas Salen
UBS Zilda Arns

2. Espaços culturais

Anfiteatro Municipal Eunice Miro Guimarães Cordeiro
Biblioteca Municipal
Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU
Centro de Eventos
Cine Teatro Opera
Estação Arte
Casa da Memória
Centro de Música
Secretaria Municipal de Cultura – Mansão Vila Hilda
Secretaria Municipal de Turismo

3. Espaços de atendimento

Agência do Trabalhador
AMTT – sede administrativa
Praça de Atendimento – Paço Municipal
Restaurante Popular
Assistência Social – sede administrativa

4. Espaços esportivos

Secretaria Municipal de Esportes – Ginásio Oscar Pereira
Ginásio de Esportes Borell
Ginásio de Esportes Estanislau Stanislawczuk
Ginásio dos Deficientes Jamal Farjallah Bazzi

5. Praças

Praça Barão de Guaraúna
Praça Getúlio Vargas
Praça João Pessoa
Praça Marechal Floriano Peixoto
Parque Ambiental
Praça Simão Bolivar

6. Terminais

Aeroporto Sant’Ana
Terminal Central
Terminal Nova Rússia
Terminal Oficinas
Terminal Uvaranas
Terminal Rodoviário