Correio dos Campos

Sepam apresenta segunda edição do Projeto Literário Coletâneas

29 de outubro de 2018 às 17:30
Evento reuniu mais de 650 pessoas no Salão Majestoso do Clube Ponta Lagoa. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Aconteceu, nesta semana, a apresentação da segunda edição do Projeto Literário Coletâneas Sepam. O evento reuniu mais de 650 pessoas entre pais, alunos e professores no Salão Majestoso do Clube Ponta Lagoa. Esse projeto, que tem como objetivo principal estimular os alunos à prática da leitura e da escrita, iniciou em 2017 com a publicação do livro “Coletâneas de Contos”, com textos de 68 alunos do 8º ano. A edição de 2018 abrangeu todo ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) – dez turmas, 296 alunos e sete professoras, resultando na publicação de cinco livros (três em português e dois em inglês).

Os textos foram escritos durante o primeiro semestre nas aulas de Produção de Texto em português e em inglês, sob a orientação das professoras: Ana Caroline Cavanhari Neumann, Ana Maria Giebeluka, Jaqueline Zanluchi e Marcela Marabeli. O trabalho desenvolvido pelas professoras procurou integrar oralidade, escrita, estrutura textual e aspectos gramaticais. “Temos o objetivo de despertar o gosto pela escrita, que os estudantes percebam que por meio dela podem registrar suas emoções e percepções de mundo. Além disso, esse projeto amplia o gosto pela leitura, permite que eles conheçam melhor os idiomas, aumentem seu vocabulário e seu poder de argumentação”, explica a coordenadora pedagógica geral do Sepam, Sônia Mongruel.

As obras foram ilustradas pelos próprios alunos com supervisão da professora de Artes, Jéssyka Fipke. A revisão textual em português foi realizada pela professora Yara Novatski e em inglês da professora Angelica Moreira Justo.

Os livros estão disponíveis em versão digital para download no site http://www.sepam.com.br/fundamental-6o-ano-9o-ano/

Cinco livros, muitos autores

O livro “Lendas Adaptadas” traz as produções dos alunos do 6º ano, com a orientação da professora Ana Marina Giebeluka, que foram imersos no universo das lendas (indígenas, folclóricas, populares, urbanas, entre outras). O desafio foi recriar uma lenda inserindo elementos modernos à narrativa.

Os alunos do 7º ano, após um trabalho intenso de estudo, com a orientação da professora Ana Caroline Cavanhari Neuman escreveram Haikais (poemas curtos de origem japonesa). O poeta Kleber Bordinhão teve uma participação importante neste trabalho ao ministrar oficinas para os alunos e auxiliar na revisão dos poemas.

As turmas do 8º ano produziram dois livros. O primeiro deles, em português, traz “Histórias de Família”. Sob a orientação da professora Marcela Marabeli, os alunos foram estimulados a conversar com familiares e resgatar histórias emocionantes, engraçadas ou tristes, e recontá-las. Além disso, nas aulas de inglês do Programa Bilíngue do Sepam, com a orientação da professora Jaqueline Zanluchi, eles escreveram o livro “Chronicles”, o qual traz crônicas baseadas na obra “Revolução dos Bichos”, de George Orwell.

“O projeto ficou popular entre os alunos, principalmente, porque o professor não será o único leitor do texto que eles escreveram. Somado a isso, o fato de o livro ser impresso e entregue aos pais incentiva uma grande participação”, explica a professora de Língua Portuguesa e de Produção de Texto, Marcela.

Por fim, as turmas do 9º ano produziram o livro “Diary Pages”, no qual escreveram páginas de um diário inspirados na famosa obra “Diário de Anne Frank”. “Percebemos o esforço e a dedicação de todos. O fato dos textos serem publicados em um livro valorizou muito o trabalho dos nossos alunos”, conta a professora de Inglês, Jaqueline Zanluchi.