Correio dos Campos

Educação recebe em outubro os novos cadastros escolares

Crianças a partir de 04 anos completos em 2019 não podem ficar de fora da escola
9 de outubro de 2018 às 17:18
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta terça (09) a chamada escolar para os alunos da Rede Municipal de Educação. Pais ou responsáveis pelas crianças de 04 a 10 anos devem ir até a Escola Municipal ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) mais próximo de casa para realizar o cadastro. Caso a criança já esteja matriculada, a renovação será automática.

Todas as crianças que completam 04 anos em 2019 precisam, obrigatoriamente, ser matriculadas na classe do Infantil IV de um dos 60 CMEIs – ou ainda na rede particular. Em Ponta Grossa não há data de corte, ou seja: a criança será matriculada na série correspondente, independente da data de nascimento.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, explica que, neste momento, o objetivo é der dimensão da demanda para o ano de 2019. “O cadastro serve para que a nossa rede possa fazer um levantamento dos alunos que irão ingressar na escola, novos ou por transferência. Na medida em que soubermos a demanda de alunos para atendimento a partir de 04 anos, idade obrigatória, poderemos também formar a perspectiva de quantos alunos poderemos atender nas classes de Educação Infantil de 01 a 03 anos, que não são obrigatórias e possuem critérios sociais para atendimento. Com o levantamento, no próximo mês, serão efetivadas as matrículas junto aos pais”, conta a secretária.

A rede municipal de ensino conta com 144 unidades escolares, sendo 84 escolas e 60 CMEIs. Na Educação Infantil são atendidas crianças até 05 anos (Infantil I ao V), enquanto no Ensino Fundamental são matriculadas crianças de 06 a 10 anos (1º ao 5º ano). Ponta Grossa possui atualmente 31 mil alunos.

DOCUMENTOS

Os cadastros serão recebidos até o dia 31 de outubro. São necessários:

– Certidão de nascimento da criança (original e cópia).

– Declaração de Vacinação expedida pela UBS (quando for efetivada a matrícula).

– Comprovante de residência (Talão de Energia Elétrica, original e cópia).

– Cartão SUS – original e cópia.

– RG, CPF e comprovante de rendimento dos pais.