Correio dos Campos

ACIPG Mulher realiza Workshop alusivo ao Outubro Rosa

Palestras discutem sororidade e a saúde da mulher na modernidade
3 de outubro de 2018 às 20:06
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Núcleo ACIPG Mulher, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) realizou na noite desta terça-feira (02) o início das atividades referente a programação especial para o Outubro Rosa. A vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB) juntamente com aproximadamente de 50 pessoas prestigiaram o Workshop Mulher, Vida e Equilíbrio, que contou com duas palestras, com assuntos dedicadas especialmente para o público feminino.

Elizabeth parabenizou a organização do evento e disse que as participantes estão se valorizando, por encontrarem um tempo para estarem na companhia de mulheres, tratando de assuntos específicos para as mulheres. “As políticas públicas só existem porque as mulheres querem o melhor para nossa família. Por isso, este momento é uma oportunidade para que as reflexões aconteçam, como também, que valorizemos as mulheres na vida pública e na iniciativa privada, que contribuem em produtos e serviço”, salienta.

Ministrada pela médica ginecologista e obstetra, Cristiane Schneckenberg, autora do livro ‘Um espelho para vênus’, a palestra ‘A vida plurifuncional da Mulher Moderna’. Ela discorreu dos cuidados que a mulher tem que ter e sobre os riscos da vida moderna, sobre a capacidade da mulher se reinventar, de ser multifacetadas, do câncer de mama e a prevenção em virtude do Outubro Rosa. Temas feministas e associativistas para o público feminino, considerando a necessidade de organização e trabalho em conjunto entre as mulheres também foram abordados, como a própria cobrança da beleza.

“Os desafios de hoje se estendem além do profissional e de relacionamento, temos desafios do dia a dia, em prevenir doenças, em vencer as diversidades, vencer a violência, hoje tão dolorido este quadro da violência contra a mulher, questões de anticoncepção, são muitas situações do dia a dia e por isso, precisamos falar sobre o câncer de mama, pela prevenção. A cada ano, estima-se 60 mil novos casos e é muito importante descobrir cedo para que o tratamento seja menos traumático”, explica Cristiane.

Já na outra palestra, Carla Simone Silva, advogada, com MBA em Direito da Economia e Empresa, na Fundação Getúlio Vargas; especialização em Ética pela PUC-PR e mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela UEPG, que desenvolvendo pesquisa na área de gênero, abordou o tema Sororidade. A palestra falou sobre as conquistas das mulheres no mercado de trabalho, do associativismo, que as mulheres precisam umas das outras para alcançar objetivos maiores. “Na hora que nos unirmos, realmente nos vermos enquanto irmãs, nos prestigiarmos, nos entendendo eu somo diferentes, ninguém nos segura”, disse a palestrante, que salientou que unidas, as mulheres, conseguirão chegar mais longe.

Para a presidente do ACIPG Mulher, Giorgia Bin Bochenek, o evento foi um sucesso não apenas pelo público expressivo, mas principalmente pelos assuntos que foram abordados e discutidos pelas participantes. “As palestras trouxeram atualizações de assuntos que estão no cotidiano feminino e que necessitam de um debate periódico para repensar o papel da mulher na sociedade”, comenta.

Ainda no mês de outubro, Giorgia relata que juntamente com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Santa Casa de Misericórdia será realizada a ‘Caminhada do Outubro Rosa’, no dia 21 de outubro, domingo, às 8h30, com saída na Rua Cel. Dulcídio, ao lado da ACIPG.