Correio dos Campos

Dia de Cidadania integra guardas municipais e alunos da Escola Frei Elias Zulian

Mais de 300 crianças participaram do evento, que contou com diversas brincadeiras e a apresentação da equipe de Operações com Cães da Guarda Municipal
27 de setembro de 2018 às 17:56
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) promoveu, hoje (27), mais uma edição do Dia de Cidadania em Ponta Grossa. Dessa vez, a ação desenvolvida pelo Departamento de Cidadania da SMCSP reuniu mais de 300 alunos da Escola Municipal Frei Elias Zulian, em Oficinas. Durante todo o dia, os pequenos puderam participar de brincadeiras promovidas por guardas municipais, além de acompanhar uma apresentação da equipe de Operações com Cães da Romu (Ronda Ostensiva Municipal Urbana) da Guarda Municipal.

De acordo com a diretora do Departamento de Cidadania, Marielli Montes, o evento faz parte do Projeto Cidadania nas Escolas e tem como principal objetivo promover a integração entre a Guarda Municipal e os alunos da rede pública municipal. “O Dia de Cidadania é um complemento muito importante das atividades que realizamos junto à comunidade durante todo o ano. Ele aproxima ainda mais a Guarda Municipal dos alunos e das suas famílias, reforçando os laços e as lições repassadas nas palestras apresentadas pela nossa equipe do Projeto Cidadania nas Escolas”, declara.

Segundo a diretora da instituição, Liliamara Bastos, as crianças aguardavam ansiosamente pela realização do evento. Ela também afirma que o contato com a Guarda Municipal também oferece novas experiências para os alunos. “Eles necessitam muito de ter as experiências que vem externamente e conhecer o trabalho da Guarda Municipal enquanto parte humana, como funciona, é muito importante. Quanto ao Dia de Cidadania, os alunos foram muito receptivos, adoraram. Eles estavam aguardando esse dia, foi maravilhoso”, conta.

Além da aproximação entre a Guarda Municipal e a comunidade, o secretário da SMCSP, Ary Lovato, destaca o impacto que o Dia de Cidadania e o Projeto Cidadania nas Escolas tem na formação de uma consciência cidadã entre os pequenos. “É essencial que nós levemos às crianças e escolas a discussão da importância do respeito às regras, do auxílio ao próximo e de como cada um pode contribuir para uma sociedade melhor. Com isso, fortalecemos a base para a formação de uma consciência cidadã sólida nessa e nas próximas gerações. É isso que buscamos com o Projeto Cidadania nas Escolas que, além de discutir assuntos como bullying, corrupção, vandalismo, etc, também trabalha a relação da comunidade com a segurança pública e a Guarda Municipal”.