Correio dos Campos

Prefeitura articula ações do ‘Projeto Vida no Trânsito’

Em reunião com o Prefeito Marcelo Rangel, representantes das áreas de saúde, educação e trânsito discutiram medidas para a melhoria da segurança no tráfego em vias públicas e diminuição de indicadores de acidentes
29 de agosto de 2018 às 17:55

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Prefeito Marcelo Rangel recebeu, na tarde de hoje, representantes da 3ª Regional de Saúde e do Detran Paraná para discutir a formação da comissão responsável e as ações relacionadas à implantação do “Projeto Vida no Trânsito” no município. A iniciativa busca a redução dos índices de acidentes de trânsito através do incentivo a trabalhos intersetoriais, levantamento de dados e medidas educativas em diversas cidades do estado. Participaram do encontro, a secretária de Saúde, Angela Pompeu, os coordenadores do projeto, Tânia Mascarenhas (Sesa) e Leonardo Napoli (Detran), além de representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e da Secretaria de Educação (SME).

Para a secretaria de Saúde, Ângela Pompeu, a criação da comissão responsável pelo Projeto no município contribui para o estabelecimento das principais frentes de trabalho no município. “Ter uma comissão onde toda a estrutura e realidade de diversos setores relacionados podem ser discutidas, é essencial. Isso porque, unindo várias secretarias e setores da Prefeitura conseguiremos fazer um trabalho coeso e intenso, que pode melhorar a vida dos cidadãos ponta-grossenses no que diz respeito ao trânsito”, declara Ângela.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Trânsito da AMTT, Silvia Borges, além de ampliar a troca de informações entre diversos setores da Prefeitura, o projeto deve fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo órgão no município. “O principal diferencial do ”Vida no Trânsito” é a articulação de medidas entre diversos setores da Prefeitura e da comunidade. Nós temos desenvolvido ações educativas que incluem desde palestras com as crianças da rede municipal de ensino – com o projeto Escolinha de Trânsito – e empresas, além das blitze educativas, que visam motoristas e condutores em deslocamento diariamente. Com a implementação do “Vida no Trânsito”, nós teremos essas ações reforçadas e identificaremos, com maior precisão, quais devem ser os principais focos e locais de atuação, ganhando, assim, maior alcance entre a população”, aponta.

“É muito importante trabalharmos no sentido de reforçar as medidas de segurança no trânsito, ainda mais na nossa cidade, que tem registrado um grande crescimento nos últimos anos e isso repercute, por consequência, na ampliação da nossa frota”, destaca o prefeito Marcelo Rangel. “Por isso toda ação de conscientização e troca de informações que contribua para diminuirmos o número de acidentes e de vítimas no trânsito do nosso município é essencial para todos nós”, completa Rangel.