Correio dos Campos

Dr. Magno questiona cumprimento de termo que garante castrações de animais de rua

15 de agosto de 2018 às 11:15

COM ASSESSORIAS – Na última segunda-feira (13), o vereador Dr. Magno Zanellato (PDT) subiu na tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) para cobrar que o poder executivo municipal cumpra o acordo que garante ações em prol da causa animal, principalmente, no caso das castrações. Segundo ele, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado, em 2014, entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o Ministério Público.

O vereador explica que os cuidados com os animais evoluíram bastante, porém isso só melhorou por imposição do Ministério Público, promovido através de solicitações do Grupo Fauna. Ele conta que algumas medidas estão sendo realizadas e outras não, como é o caso das castrações de animais. “Reforço que muitas coisas foram feitas, por exemplo, a construção do canil. No entanto, as castrações de animais de rua que deveria ser em torno de 3 mil a 3,5 mil mensais não estão ocorrendo e não chegam sequer a 20% desse número”, afirma.

De acordo com o parlamentar, as ONGs da cidade realizam um trabalho de dedicação a proteção animal, mas o poder público precisa colaborar e cumprir seu papel. “Precisamos chamar a atenção da prefeitura para esse problema, pois apenas com uma cobrança efetiva no controle de animais e atenção com a situação de riscos dos mesmos, que conseguiremos solucionar essa questão de saúde pública”, ressalta o doutor.