Correio dos Campos

AMTT realiza estudos para otimização das linhas e reforça ações de fiscalização

Medidas como a melhoria do itinerário de linhas e o reforço da fiscalização para coibir o uso indevido de cartões serão ampliadas com o intuito de otimizar o serviço oferecido aos cidadãos.
5 de junho de 2018 às 19:05

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) concluiu, hoje (05), os estudos preliminares para a otimização de diversas linhas do transporte coletivo no município. A iniciativa, que incluiu o levantamento da demanda de passageiros de linhas específicas apontou a possibilidade de alterações pontuais que podem repercutir em uma melhor utilização dos veículos do sistema.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a partir desses dados, os técnicos do órgão devem desenvolver estudos em uma escala maior nos próximos meses, com o intuito de ampliar a eficiência do transporte em Ponta Grossa. “Nós já vinhamos acompanhando a situação de algumas linhas que transitavam muito abaixo da demanda em horários fora do pico e, com a necessidade de articular meios para garantir o acesso ao maior número de usuários na época da greve dos caminhoneiros, verificamos que realmente havia a possibilidade de implantar algumas melhorias em relação a horários, por exemplo. Partindo desse pressuposto, realizamos alguns testes nessa semana para confirmar nossos dados preliminares e encaminhar ao setor responsável para que desenvolva esse projeto de forma mais ampla nos próximos meses”, explica. Em relação a quais alterações podem ocorrer, o presidente da AMTT ressalta que elas só devem ser implantadas após a conclusão dos estudos e a efetiva divulgação para a população. “Os testes dos últimos dias foram feitos em pequena escala e já estão concluídos. Sendo assim, as linhas devem operar normalmente a partir de amanhã até a finalização dos estudos. Nosso principal intuito com isso é oferecer o melhor serviço para a população”, completa.

Reforço da fiscalização

Outro aspecto apontado pela AMTT como medida para a melhoria do sistema é o reforço das ações de fiscalização. Entre elas, a diretora do Departamento de Transporte, Rosana Cruz, aponta a verificação da utilização correta dos cartões do transporte coletivo como fator essencial para a garantia do acesso a benefícios disponíveis para a população. “Temos trabalhado intensamente com o objetivo de garantir a utilização de benefícios do transporte coletivo a quem é de direito. Afinal, a utilização indevida prejudica a todos os usuários que usufruem do sistema. Para se ter ideia, somente em ações deflagradas nos últimos dias pela AMTT, cerca de 730 cartões foram bloqueados por uso indevido”, afirma.