Correio dos Campos

Educação realiza eleições para diretoras em 124 CMEIs e escolas

Eleições são estímulo para participação da comunidade na vida escolar. Diretoras serão responsáveis pela gestão administrativa e pedagógica pelos próximos quatro anos.
8 de dezembro de 2017 às 13:28
Pais, mães e funcionários iniciaram cedo a escolha das gestoras das unidades escolares de Ponta Grossa. Foto: Vanderson Padilha

IMPRENSA/Ponta Grossa – A participação consciente da comunidade no dia a dia das escolas traz benefícios para a Educação e ajuda a melhorar a escola pública. Seguindo esta premissa, a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa realiza nesta sexta-feira (08) eleições nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil da cidade. No total, 124 unidades tiveram candidatas inscritas para a escolha. Cerca de 30 mil pessoas estão aptas a votar nas 160 pedagogas.

Desde cedo, no momento da chegada para as aulas, a movimentação foi grande nas cabinas de votação instaladas caprichosamente pelas unidades escolares. Além dos funcionários de cada escola ou CMEI, pode votar uma pessoa responsável pelas crianças, por escola. Todas as candidatas e candidatos são funcionárias concursadas, com 40 horas semanais e possuem formação mínima em Pedagogia. Elas também passaram por um curso de Gestão, no qual precisaram ser aprovadas em uma avaliação. Também foi necessário apresentar plano de ação pedagógica para o CMEI ou Escola que pretende dirigir.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, ressalta que a direção das escolas é um cargo de confiança da SME. No entanto, a Secretaria delega à comunidade o direito de referentar esta escolha, de maneira democrática. “A atuação das diretoras requer um alto desempenho. Ela encabeça a administração geral da escola, além do acompanhamento pedagógico das crianças e também realiza ações para efetiivar a participação da comunidade, que deve ocorrer de maneira permanente, especialmente através dos conselhos escolares”, ressalta Esméria.

Nas escolas com apenas uma candidata, ela deve ser referendada com 50% + 1 dos votos, tanto com funcionários quanto com a comunidade. Das 84 escolas, 76 terão eleições. Destas, 60 possuem candidata única e outros 16 possuem entre duas e três candidatas. No total, 96 pedagogas concorrem ao cargo de diretoras dos CMEIs em Ponta Grossa.

Já dos 59 CMEIs, 48 terão eleições. Destes, 35 possuem candidata única e outros 13 possuem entre duas e três candidatas. No total, 64 pedagogas concorrem ao cargo de diretoras dos CMEIs em Ponta Grossa.